Educação

Estudantes recebem prêmio no II Concurso Cultural do programa Tabagismo

A luta contra o tabagismo certamente ganhou mais aliados. Foram conhecidos, na manhã dessa quinta-feira (24), os vencedores do II Concurso Cultural do Programa Tabagismo, uma parceria entre as secretarias do Sistema de Saúde e do Sistema de Educação. Mas não foram só os vencedores que se comprometeram a difundir esta ação. Em conversa com o prefeito Márcio Búrigo, dezenas de crianças e adolescentes pertencentes às escolas nas quais estavam os vencedores levantaram as bandeiras contra o cigarro e as drogas.

Cinquenta escolas das redes municipal e estadual participaram do concurso que elegeu na categoria de 3º a 5º ano, Larissa Retamar Wagner, de 10 anos, estudante da Escola Acácio Alfredo Villain, no bairro Montevidéu e na categoria de 5º a 9º ano Jackson Goulart Geremias, de 13 anos, da Escola Vilson Lalau, do bairro Cristo Redentor.

O chefe do Executivo Municipal entregou uma bicicleta como prêmio aos dois, junto ao vice-prefeito Verceli Coral, da secretária do Sistema de Saúde Geovânia de Sá, da coordenadora pedagógica da Secretaria do Sistema de Educação, Luciana Milioli e da coordenadora do programa Tabagismo, Andréia Salomão. “Eu me emociono ao vê-los desde já na luta contra o tabagismo e me uno a vocês para que possamos passar esta mensagem”, afirmou Búrigo ao pedir que as crianças falem sobre isso em casa. “Vocês podem mudar a realidade de alguém da família de vocês e que passa por isso”, complementou.

Geovania de Sá agradeceu o empenho das escolas, dos professores e a participação dos alunos. “Vocês são exemplos para toda a sociedade”, destacou a secretária.

Emoção ao receber o prêmio

A felicidade era percebida no olhar de Larissa e Jackson. O menino não se conteve e emocionado chorou de alegria. “Fico muito feliz por ter vencido. Espero que ao olhar meu desenho as pessoas possam entender a mensagem e parar de fumar”, pontuou Goulart.

Já Larissa espera que sua tia possa ser tocada. “Na minha família apenas minha tia é fumante e eu quero que ela para de fumar. Acredito que vou conseguir”, reiterou.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC

[soliloquy id=”44436″]