Geral

Evento promove lançamento da temporada de observação de baleias franca

A Temporada de Observação de Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina foi oficialmente aberta neste mês de julho.

Divulgação

A Temporada de Observação de Baleias Franca no litoral sul de Santa Catarina foi oficialmente aberta neste mês de julho. O evento de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (11), em Imbituba, com a palestra de Pedro Bertolucci, responsável pelo modelo de sucesso que elevou turisticamente o município de Gramado, no Rio Grande do Sul.

O ex-prefeito da cidade gaúcha falou sobre as estratégias que transformaram Gramado num dos destinos mais visitados do Brasil. Destacou a importância do envolvimento de toda comunidade e o espírito participativo no desenvolvimento de um roteiro turístico.

De acordo com a gerente de projetos do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo, o evento reflete a organização do trade turístico, sendo uma importante forma de divulgação deste novo produto turístico, voltado a melhorar a sazonalidade da região durante o inverno. “O mercado está respondendo bem, já temos grupos fechados com operadoras do Rio Grande do Sul e isso demonstra como o destino Rota da Baleia Franca é importante para o território”, destacou.

Com apoio do Sebrae e Prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba, a Rota da Baleia Franca se transformou num novo produto turístico que começa a movimentar a economia da região durante os meses de baixa temporada. “Nessa segunda fase do projeto queremos divulgar a região e mostrarmos para o Brasil e para o mundo a belíssima região que temos. São três municípios que se integram e fazem seus planejamentos juntas, fortalecendo toda região”, salientou Murilo Gelosa, gerente regional Sul do Sebrae/SC.

Com a mesma linha de pensamento, a presidente da Santur, Flávia Didomênico, frisou a importância dos municípios se unirem para consolidação deste destino.

A Baleia Franca, além de ser um espetáculo único da natureza, tem grande potencial para agregar o turismo da região sul, segundo o prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior. “Para termos um turismo sustentável ele precisa se manter viável o ano inteiro. Só depende de nós vender um bom roteiro de ecoturismo”, complementou durante a abertura.

Inovar e se renovar constantemente, para Bertolucci, é uma das condições para um produto turístico se manter no mercado, além da necessidade de investimentos em promoções, eventos, na estruturação hoteleira, gastronômica e de compras.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Imbituba com apoio do Sebrae/SC, Prefeituras de Laguna e de Garopaba, em parceira com o ICMBIO, Encantos do Sul, OAB, Associações Comerciais de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Berçário de baleias franca:

O Litoral Sul de Santa Catarina, especialmente Laguna, Imbituba e Garopaba, é o único berçário de baleias franca do Brasil. Nesta época do ano, esses cetáceos migram das Ilhas Geórgias do Sul, na Antártida, em busca de águas mais quentes e calmas para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes.

Na temporada de 2018, o Instituto Australis registrou 284 baleias francas, o maior número dos últimos 31 anos. Este ano as primeiras baleias foram registradas nesta semana, nas Praias de Ibiraquera e Ribanceiral, em Imbituba.

Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de SC (FACISC), com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Colaboração: Comunicação Assessoria de Imprensa Regional Sul Sebrae/SC

Notícias Relacionadas

Mascotes da Festa do Agricultor de Lauro Müller fazem visitas a bairros e divulgam evento

Encontro com moradores acontece uma semana antes do início do evento e pessoas interagem com personagens, conhecendo atrações e programação da festa.

Reveza Run Adventure traz um novo conceito de prova à Criciúma

O evento ocorre neste domingo (2) no Mampituba e contará com mais de 150 participantes

Quituteria Sabor e Arte passa a oferecer almoço a partir desta semana, em Orleans

Almoço é servido das 11h às 14h. Pratos variam entre R$ 10 e R$ 25.

Passeio de jardineira será uma das atrações da Semana Nacional da Baleia Franca em Imbituba

Os passeios são gratuitos, com duração aproximada de 40 minutos. Um guia irá explicar sobre os atrativos turísticos de Imbituba.