Segurança

Ex-vereador orleanense quase cai em golpe do falso sequestro

Ele recebeu uma ligação de um homem que dizia estar com a sua filha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-vereador orleanense, Zalmir Becker, por pouco, não foi mais uma vítima do chamado golpe do falso sequestro. Por volta das 9h30min desta segunda-feira (21) ele recebeu uma ligação a cobrar em seu celular. Becker prontamente atendeu imaginando que fosse sua filha, Lindiane Becker, de 13 anos.

Para o espanto do pai, uma voz feminina tentava se passar por sua filha. Em seguida, um homem entrou em cena, avisando que estava com a garota, e pedia recompensa. “Quando atendi o celular falei o apelido de minha filha, chamo-a de Tata. Foi aí que o homem falou que estava com ela e mencionou sobre recompensa. Eu fiquei mudo e desliguei”, conta Zalmir.

Imediatamente ele ligou para sua esposa e para o celular de sua filha, mas sem êxito nas tentativas. “Fiquei mais preocupado ainda quando nenhuma delas atendeu. Mas, respirei fundo e lembrei que a minha filha estava na aula de ballet, e que seria esse o motivo de não me atender. Peguei o carro e fui até a academia, onde confirmei que ela estava bem”, pontua Becker.

Foram cerca de 40 minutos de preocupação até a confirmação de que a menina passava bem.

Em situações como essa, é preciso ficar atento e manter a calma 

O investigador da Polícia Civil de Orleans, Alisson Hamann, destaca que é preciso manter a calma ao atender qualquer chamada do tipo. A medida ajuda a reconhecer se a ligação é verdadeira ou não. “Mesmo preocupado, é de suma importância manter a cautela. Deve-se tentar manter contato com a empresa ou a escola em que o familiar esteja no momento. Contatar a polícia em caso de dúvidas também é recomendável”, ressalta Hamann.

Outra dica é que a pessoa contactada por telefone mantenha a calma e evite repassar informações que possam ser utilizadas pelos bandidos, como nomes de pessoas próximas, grau de parentesco ou detalhes de sua residência. 

Colaboração: Ariel Rodrigues