Geral

Exame confirma mais uma morte por meningite

Desde janeiro até agora, Tubarão teve oito casos de suspeita de meningite

Foi confirmado mais um caso de morte por meningite na Cidade Azul. O falecimento ocorreu no último dia 23 e o exame feito posteriormente confirmou que o óbito ocorreu em decorrência da Meningococemia por Neissérie Meningitides tipo C.

De acordo com informações da diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Rita de Cássia Schmitz, desde janeiro até agora, Tubarão teve oito casos de suspeita de meningite. “Entre os oito casos, quatro tiveram o laudo confirmado e os pacientes vieram a falecer, sendo que um destes morreu por outra causa”, aponta.

Duas das mortes por meningite ocorreram no mês de junho e uma em julho. O setor de Vigilância Epidemiológica do município continua monitorando os familiares da vítima para que mais casos como esse não se manifestem.

O meningococo é encontrado na nasofaringe e pode ser transmitido através das gotículas que saem das vias respiratórias. Portanto, o caso da pessoa que faleceu por meningite neste mês foi proveniente da baixa resistência imunológica.

Todo paciente com sinais e sintomas de meningite, ou seja, febre, cefaleia intensa, vômitos, rigidez de nuca, sonolência, convulsões, manifestações cutâneas (petéquias e sufusões hemorrágicas), é considerado um caso suspeito.

Nas crianças abaixo de um ano de idade, suspeita-se de meningite quando ela apresenta febre, vômitos, sonolência, irritabilidade aumentada, convulsões e/ou abaulamento de fontanela, com ou sem lesões petequiais.

Segundo Jornal Diário do Sul, a confirmação da contaminação pela doença é feita através de exame laboratorial, fundamental para se saber a etiologia das meningites visando a subsidiar a Vigilância Epidemiológica.

Para se prevenir da doença, é importante seguir as medidas gerais de prevenção de doenças infecciosas, como higiene geral, boa alimentação, ventilação e insolação dos ambientes, dormitórios adequados, saneamento básico ideal, evitar ambientes com aglomeração de pessoas, principalmente no inverno.