Geral

Excesso de chuva impacta várias cidades da região

Diversos alagamentos, inundações e deslizamentos foram registrados.

Foto: Georgia Accordi/Prefeitura de Braço do Norte/Divulgação

Foto: Georgia Accordi/Prefeitura de Braço do Norte/Divulgação

Após o grande volume de chuvas ocorrido na madrugada de ontem, 30% da expectativa para o mês, que é previsto de 160 a 200 milímetros, várias cidades da região registraram alagamentos, inundações e deslizamentos.

Em Tubarão, os bairros mais afetados foram Vila Moema e Recife. O nível do Rio Tubarão subiu 2,5 metros na área central da cidade, mas não há risco de inundação. Duas residências localizadas na margem do rio, no bairro São João, ficaram expostas devido à chuva e os moradores foram aconselhados a deixar o local. “Continuaremos monitorando e estamos disponíveis 24 horas no telefone 199”, informou o secretário de Defesa Civil, Rafael Marques.

Em Braço do Norte,  a avenida Getúlio Vargas e a rua Bento Joaquim Rogério ficaram alagadas. “Esse local é sempre atingido devido a uma construção irregular”, contou o representante da Defesa Civil, Fernando Longuinho. O proprietário já foi autuado e um pedido de demolição do galpão foi enviado e aguarda aprovação.

A cidade mais atingida na região foi Orleans. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, além de alguns pontos de alagamentos, que afetaram as estradas e pontes, houve um deslizamento que deixou duas famílias desalojadas. “Houve queda de árvores e galhos em fios da rede elétrica e algumas regiões ficaram sem luz”, afirmou.

Apesar da SC- 390, no trecho que liga Orleans e Pedras Grandes, estar aparentemente fora de risco, Rosinei destaca que a área é instável e recomenda aos motoristas evitarem o trecho.

Prevenção

O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden cedeu dois pluviômetros automáticos para Imbituba e um para Braço do Norte – que já conta com três. O aparelho tem o objetivo de medir, em milímetros, a quantidade de chuva, granizo ou neve precipitados. Conforme o site Notisul, a intenção é prever com mais precisão possíveis desastres naturais e, assim, tomar medidas de segurança e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. A Defesa Civil visa conseguir mais três equipamentos para instalação e uma estação meteorológica.

Precipitação acumulada

•Santa Rosa de Lima        91 mm
•Garopaba                        82 mm
•Grão-Pará                       79 mm
•Orleans                           71 mm
•Braço do Norte                65 mm
•Imbituba                          63 mm
•Armazém                        62 mm

Previsão

Para hoje, a previsão é de nebulosidade variável com pancadas de chuva ao longo do dia, podendo ser mais intensas e persistentes no litoral. No restante do estado, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. A temperatura estará em elevação.