Geral

Expectativa de vida do brasileiro hoje é de 74 anos

O médico especialista Lawrence de Luca Dias, de Tubarão, cita o tripé fundamental para se ter longevidade com saúde

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Viver mais e com saúde é a receita que todo ser humano quer encontrar. O brasileiro hoje está com uma expectativa de vida de 74 anos. O médico especialista Lawrence de Luca Dias, cita o tripé fundamental para se ter longevidade com saúde. “As pessoas têm que ter consciência que é preciso ter qualidade de vida, atividade física e cuidados com a saúde, com foco na prevenção, para viver bem”, orienta.

Quando se fala em qualidade de vida, é preciso ter uma alimentação saudável, com verduras, legumes e frutas, evitar gordura e não esquecer dos líquidos. “A água é fundamental para todos nós. Mas, quando chegamos ficamos mais velhos, o próprio organismo não estimula a sede. Por isso, devemos sempre beber água”, explica o médico. O lazer também é fator importante, principalmente para os idosos.

Atividades físicas também são necessárias na terceira idade, mas devem ser feitas com moderação. “É importante que o idoso saiba o limite de esforço, por isso, a atividade física deve ser moderada e acompanhada por profissionais e familiares”, ensina.

De acordo com o Jornal Notisul, dois fatores contribuem para o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Um é a redução da taxa de mortalidade infantil. O outro é o avanço da tecnologia na medicina, em conjunto com o uso de antibióticos. Resumindo: existe cura para várias doenças e remédios para tratamento de tantas outras.

Prevenção

Os homens vivem menos porque nem sempre dão a importância necessária para a saúde. “O homem só procura o médico quando não aguenta mais a dor ou é trazido por familiares”, conta o médico Lawrence de Luca Dias. Já a mulher é mais dedicada à prevenção, procura atendimento assim que percebe algo diferente no corpo. Esse fator é o grande contribuinte para que hoje a mulher tenha uma expectativa de vida maior que o homem.

A prevenção envolve ações que protegem contra o surgimento de sintomas de diferentes tipos de doenças. Essa proteção inclui a informação, os diferentes tipos de vacinação, o acesso a um atendimento médico de qualidade, uma boa alimentação, água potável e saneamento básico, atividades físicas. Ou seja, uma boa qualidade de vida previne o aparecimento de enfermidades (embora não se resuma a isso, nem exclua o acompanhamento médico).

Como diz o ditado, “prevenir é o melhor remédio”. Para a prevenção de vários tipos de doenças, basta ter um acompanhamento médico de qualidade, buscar manter-se informado, conhecer o seu corpo e suas exigências, alimentar-se de forma saudável e incluir atividade física na rotina. Dessa forma, é possível evitar (ou impedir que se agravem) doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, estresse, depressão, câncer.

Também é recomendado evitar substâncias que possam fazer mal ao seu organismo. Tabaco, qualquer tipo de droga ilícita, cafeína ou álcool em excesso, alimentos muito gordurosos, frituras ou com muito sódio são apenas alguns exemplos. Tudo isso influencia para as pessoas possam chegar – ou não – à terceira idade com saúde e disposição.

Religiosidade

A família de Isaac José de Borba, 100 anos, conta que a religião é outro exemplo forte ‘herdado’ pelos filhos. Seu Isaac assiste missas pela televisão e reza todos os dias antes de dormir e assim que acorda. Para os familiares, a fé também é um fator que contribui para a vida longa, e com disposição.