Segurança

Falsos fiscais de combate ao Aedes são presos em SC

Foto: Polícia Civil SC

Foto: Polícia Civil SC

Dois adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos nesta sexta-feira (4) em Joinville, no Norte catarinense, suspeitos de terem roubado uma casa em 19 de fevereiro fingindo ser militares agentes do combate ao mosquito Aedes aegypt. Segundo a Polícia Civil, foram encontrados coletes militares do Exército no local onde ocorreu a prisão.

"Em depoimento, os suspeitos confirmaram a participação no delito", disse o delegado João Fleury à RBS TV.

"As imagens do circuito da casa, e que rodaram nas redes sociais, nos ajudaram na identificação dos suspeitos", completou o delegado Leonardo Machado, também envolvido na investigação.

Segundo a Polícia Civil, foram presos no bairro Aventureiro dois menores de 17 anos, um homem de 22 anos e outro de 27. Junto a eles, além dos jalecos, também foram encontrados alguns dos pertences do roubo à casa no bairro Bom Retiro, como joias.

A Polícia Civil ainda investiga como os suspeitos adquiriram o fardamento militar.

Assalto e alerta

No assalto, os ladrões renderam um pedreiro que trabalhava do lado de fora da casa e amarraram os moradores. O trio fugiu com dinheiro e eletrônicos. A ação, registrada por câmeras, motivou um alerta da prefeitura na época.

"Ladrões estão usando o nome da Vigilância Ambiental e da Secretaria da Saúde para entrar nas residências, alegando que estão realizando as vistorias preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Essas pessoas geralmente agem em trio, alguns trajando casaco branco (jaleco) e também vestimentas falsas do Exército Brasileiro", informou a prefeitura .

Segundo a prefeitura, os verdadeiros agentes usam dois tipos de colete, um escuro e outro bege, além do crachá de identificação.

Com informações do G1 SC