Geral

Famcri realiza mutirão para recolhimento de móveis inservíveis

Foto: Lucas Sabino

Foto: Lucas Sabino

Um grupo de oito funcionários da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) realizou o segundo mutirão de recolhimento de móveis inservíveis no município. Durante todo o dia, nessa quarta-feira (23), a equipe percorreu mais de 15 bairros, onde foram depositados entulhos de forma inadequada e recolheu para ser dado um destino correto.

As margens de vias e rios são os locais mais comuns de se encontrar restos de móveis, pneus e até mesmo restos de construções. “As pessoas depositam estes materiais em qualquer lugar pela facilidade, porém não têm idéia do prejuízo que causa para o meio ambiente e também para a sua própria saúde”, destaca o diretor administrativo da Famcri, Salésio Nolla.

Todo o material recolhido é encaminhado para o Ecoponto de móveis inservíveis, localizado no Horto Florestal, no bairro Mina União, onde os móveis são desmontados e encaminhados para o aterro industrial da Santec, no município de Içara. “Nós fazemos esse trabalho para conscientizar as pessoas. Queremos passar para a população que existem lugares específicos para descartar esses materiais”, Nolla.

No município de Criciúma existe a Lei n° 2.974/94 destinada exclusivamente para quem possui terrenos baldios e com acúmulo de lixo. Quem faz o descarte de materiais em locais públicos, caso for flagrado, corre o risco de ter que pagar multa.

Ele conta que a população precisa se conscientizar. “Não adianta nós limparmos esses locais e no dia seguinte o terreno estar sujo novamente. Por isso, a população tem que nos ajudar a preservar”, alerta o Diretor.

O Eco Ponto está localizado dentro do Horto Florestal José Milanez, no bairro Mina União. As pessoas que possuírem em casa algum tipo de material para descarte, pode levar até o local. O telefone para contato e tirar as dúvidas é o 3445.8611 ou 3445.8811.

Colaboração: Lucas Sabino/Decom