Geral

Famcri vai às ruas para mutirão de limpeza

Ação será realizada quarta-feira (23) durante todo o dia num itinerário que engloba aproximadamente 15 bairros criciumenses

Foto: Matheus Reis

Foto: Matheus Reis

A equipe da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) vai às ruas nesta quarta-feira (23). Preocupados com a situação na qual algumas localidades da cidade se encontram, uma força-tarefa com oito pessoas realizará um mutirão de limpeza recolhendo o lixo encontrado nas vias. Para que a ação obtenha resultado, foram avaliados durante a última semana os locais mais críticos e, desta forma, foi montado um itinerário que iniciará às 8h sem previsão de término.

De acordo com o diretor administrativo da Famcri, Salésio Nolla, este será o único dia que a Fundação irá às ruas para realizar tal ação, já que este papel cabe aos proprietários dos terrenos. “Esta limpeza não compete a nós. Neste dia estaremos atendendo amplamente a população e, além de passarmos pelas ruas, atenderemos chamados em casa, mas somente neste dia”, destacou Nolla.

O ponto inicial do mutirão será na Rua Henrique Lage, no bairro Santa Bárbara, passando por ruas dos bairros Fábio Silva, São Luiz, Ceará, Próspera, Linha Batista, Mina Brasil, Lote 6, Mina do Mato, Operária Nova, Maria Céu, São Francisco, Universitário e Santa Luzia.

“Uns dos nossos principais problemas são os móveis velhos que têm sido continuamente lançados às margens das ruas e rios. Já verificamos pessoas que, para não ter muito trabalho, apenas lançam para fora dos muros de seus residenciais”, contou o diretor. “Por conta de alguns programas como o “Minha Casa Melhor”, do Governo Federal, as pessoas têm comprado móveis novos e se desfeito dos antigos nas ruas”, pontuou. Estes itens podem ser encaminhados gratuitamente até o Horto-Florestal, situado no bairro Mina União, que provisoriamente tem feito o recolhimento e uma equipe se responsabiliza pelo desmonte e encaminhamento correto. A previsão é de que em janeiro já haja o Ecoponto especial para os móveis inservíveis.

EcoPontos tem auxiliado na redução do lixo

Nolla acredita que, desde a criação dos EcoPontos municipais em Criciúma, o número de itens recolhidos nas ruas tem diminuído satisfatoriamente, mas há ainda muito a fazer. O lixo tecnológico, por exemplo, que em 2010 era recolhido em aproximadamente 5000 itens, diminuiu para 900 neste ano. “Temos atingido bons resultados, mas ainda queremos mais. A população precisa se conscientizar, sobretudo neste caso do lixo tecnológico, que tem valor agregado e se reciclado garante uma boa quantia”, avaliou.

Outro item que hoje é pouco encontrado nas ruas é o pneu inservível, que depois das parcerias firmadas com pequenas empresas borracheiras da cidade, tem sido levado também para o Ecoponto. “O que ainda hoje é encontrado nas ruas é falta da conscientização da população”, complementou.

Previsão do tempo não cancelará mutirão

Embora a previsão do tempo não seja favorável para o dia do mutirão, quarta-feira, ele não será cancelado. A equipe da Famcri estará passando mesmo se houver chuva fraca. “Somente uma chuva torrencial nos impedirá de realizar esta ação, caso contrário, estaremos trabalhando”, acrescentou Nolla.

Colaboração: Matheus Reis/Decom PMC