Geral

Famcri vai comemorar a data com atividades na Praça Nereu Ramos

Ações serão desenvolvidas na sexta-feira (22), das 9 às 16 horas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) promove um dia de atividades diferentes na Praça Nereu Ramos, na próxima sexta-feira (22), das 9h às 16 horas.

Uma tenda armada pelos profissionais da Fundação vai abrigar o grupo que vai doar mudas de árvores, técnicos do meio ambiente orientando sobre a importância da educação ambiental e até um ambiente fechado que será utilizado para a apresentação de vídeos que destacam a importância da água.

De acordo com o diretor de arborização e educação Ambiental, Tarcísio Pereira, uma parceria com a secretaria do sistema de Educação, vai proporcionar conscientização ambiental para as crianças das escolas do município que serão encaminhadas ao evento para participar de palestras.

Para a secretária de Educação Olnete Bez Fontana, esta é uma oportunidade de continuar os trabalhos de educação, se tratando da importância da água. Ela lembra que já são realizadas atividades com as crianças, ressaltando os trabalhos com as oito micro bacias no município.

Olnete relata que a preservação ambiental é uma preocupação constante no currículo escolar. “Nós exercemos o papel de mostrar a importância deste líquido que abastece a vida e, com questões de preservação, economia e qualidade, pois a água que nós usamos no dia a dia, seja ela no lar, na escola, no trabalho precisa sempre estar disponível para o consumo”, avalia Olnete.

Conforme Tarcísio há dados de que mais de um bilhão de pessoas que passam sede no mundo. Ele destaca que a Famcri, por meio do Instituto de Pesquisas ambientais e Tecnológicas (Ipat) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) realizou um levantamento onde foi detectada a existência de 872 nascentes na cidade de Criciúma.  “Nós estamos trabalhando para em um segundo momento conseguir encontrar mais nascentes. Isto vai contribuir muito para questões ambientais, onde teremos mais fontes e segurança ambiental para nossa região”, finaliza