Educação

Família, nossa primeira sociedade

É na família que está a base para a formação de qualquer indivíduo. Nela se inicia a convivência em sociedade.

Divulgação

É na família que está a base para a formação de qualquer indivíduo. Nela se inicia a convivência em sociedade. Os ensinamentos ali recebidos serão levados para toda a vida. Todo comportamento social será o reflexo da educação que é recebida no decorrer da vida, mas a educação vinda dos pais deixa marcas indeléveis, pois a família é o pilar para sustentar todo aprendizado, afinal é nela que se aprende a conviver e interagir com o mundo. É o alicerce da sociedade, por isso precisa ser exemplo e, com atitude, ensinar e vivenciar os valores éticos, morais e espirituais, porque a prática é o critério da verdade.

Educar um filho é uma tarefa maravilhosa, mas muito complexa, exigindo por vezes posturas enérgicas em função dos desmandos que acompanham a sociedade como um todo. É no seio familiar que se vivenciam as primeiras lições de respeito, de partilha, de compromisso, de gratidão, de fé, de disciplina… Tudo que se aprende e se experimenta na convivência com a família refletirá por toda a vida. A família que cultiva o amor, o respeito, a paciência, o companheirismo e a alegria, educa e forma filhos seguros, preparados e aptos para conviver em sociedade. Uma convivência saudável cria vínculos de confiança entre pais e filhos, fortalece laços, solidifica o amor, reafirma o compromisso para com o mundo. A infância é a fase mais marcante na vida de um filho e, boas ou ruins, as marcas são traçadas pela família, a base para uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada. Pai e mãe, juntos ou separados, são os responsáveis pela felicidade dos filhos que trouxeram ao mundo.

Falar de educação de filhos é falar do processo de crescimento humano, que vai da transmissão de conhecimentos à vivência de hábitos e valores para criar no indivíduo as condições necessárias para experienciar o mundo. É acompanhar e influenciar o desenvolvimento do indivíduo na sua totalidade. É assumir a responsabilidade de “construir o ser humano”, uma nobre missão confiada aos pais, pois filhos são para sempre. É na família que devem ser dadas as mais belas lições de vida para que eles não se percam. É preciso que os pais exerçam sua autoridade (sem autoritarismo), imponham limites, eduquem para a diversidade, pois os cria para o mundo. Lembrando o grande mestre Içami Tiba: “os filhos nasceram para singrar os mares da vida e viver suas próprias aventuras, levando na bagagem os valores herdados da família”.

Gestar, parir e criar um filho não são tarefas tão difíceis… O difícil é formar indivíduos afetuosos, conscientes, tolerantes, pacientes, respeitosos, autoconfiantes e felizes. Gandhi dizia que “verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa”, mas isso é preciso ser feito com arte… E a arte de educar é a mais bela de todas, porém a mais difícil, cabendo à família sua execução com maestria e competência. Educação é um dos meios pelos quais os grupos humanos asseguram sua sobrevivência em sociedade.

Notícias Relacionadas

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.

Secretaria de Estado da Educação assina acordo de compartilhamento de dados públicos com o TCE-SC

As assinaturas foram colhidas na abertura do Fórum TCE Educação, em Florianópolis. O evento recebeu cerca de 500 gestores públicos ligados à área de educação

Mãe pede medida protetiva após filho agredir família em Braço do Norte

O filho agrediu a irmã de 9 anos e quebrou objetos em casa

Idoso fica gravemente ferido após ser agredido com capacete em Lauro Müller

Familiares também foram ameaçados por agressor. Com o acusado, a Polícia Militar encontrou drogas.