Economia

Famílias comemoram entregas de termos de posse, em Criciúma

Campo de futebol do Loteamento Anita Garibaldi ficou lotado para o evento deste sábado

Dona Lenir Martinhago esperou por 22 anos e na tarde deste sábado (18), realizou seu maior sonho: ter a certeza de que mora no que é seu. Assim como ela, outros 235 moradores do Loteamento Anita Garibaldi, no bairro Fábio Silva, tiveram a sensação de felicidade e conquista, pois receberam da Prefeitura de Criciúma, por meio do Departamento de Habitação da Secretaria de Assistência Social, os termos de posse de seus imóveis.

O evento reuniu toda a comunidade no campo de futebol do local para comemorar a ocasião. "Agora temos segurança de que o terreno é nosso. Espero há 22 anos por esse termo de posse. Toda a comunidade lutou muito. Já fomos ameaçados diversas vezes de desapropriação. Receber este documento hoje é uma conquista", conta Lenir Martinhago.

Os termos de posse são documentos que informam e garantem que os moradores detêm a posse dos imóveis onde moram, conforme o cadastro municipal. Os referidos termos antecipam a futura entrega das escrituras, considerando que o Município já é o proprietário da terra. “Quantas vezes vocês quiseram fazer aquela reforma em suas casas e não puderam pela incerteza, por pensar que talvez esse chão fosse tirado de vocês. Mas hoje não. Hoje esses terrenos não são mais da União, eles não são mais do Município, eles são de vocês. Vocês são os donos”, afirmou o prefeito Márcio Búrigo durante a entrega dos documentos.

Com sentimento de alívio também ficou Valdeli Alves Felisberto, mãe de dois filhos. "Já posso dormir à noite sem ter medo de alguém vir no outro dia de manhã dizer para eu sair da minha casa. Durante muito tempo, achamos que em algum momento iríamos perder nossos terrenos. Agora é nosso. Com o termo de posse, tudo foi garantido", comemora Valdeli.

Colaboração: Bruna Borges / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

[soliloquy id=”136446″]