Geral

Farmácia Solidária recebe 1º lugar em prêmio estadual

Almir Fernandes será homenageado por projeto Pequenos Bons Exemplos

Foto: Agencia RBS

Foto: Agencia RBS

A inciativa da Farmácia Solidária da Unesc, fundada há nove anos pelo policial civil Almir Fernandes, recebeu o primeiro lugar entre outros 10 projetos noconcurso estadual: Pequenos Bons Exemplos, do Viver SC. O destaque é resultado de 64% da preferência do público e Almir receberá uma homenagem e troféu no próximo dia 12, em Florianópolis.

“Esse reconhecimento é importante porque o projeto ficará conhecido no Estado”, comenta Almir. “Isso significa que as pessoas vão conhecer a ideia, podendo expandir para outras cidades e ajudar ainda mais gente. A farmácia solidária já está em Içara e Blumenau, por exemplo, e vieram em busca do nosso modelo.”

O projeto foi crescendo ano após ano. Em 2006, primeiro ano do funcionamento, R$ 144 mil em remédios foram recebidos da população. Já no ano passado foi mais de R$ 1,5 milhão de de medicamentos doados e reencaminhados aos necessitados.

“Competimos com 40 projetos no começo. Desses 40, somente 10 foram selecionados. Foi uma ampla pesquisa feita pelos organizadores e todas as ideias eram ótimas. Por isso é ainda mais gratificante o reconhecimento”,

No ano de 2015, a Farmácia Solidária ajudou mais de 29 mil pessoas de Criciúma e região. O processo de doação dos remédios ocorre em postos de saúde e órgãos de segurança e atendimento público da cidade.

“Outro ponto importante da farmácia solidária é que destinamos os medicamentos vencidos para o local correto. Somente no ano passado, mais de uma tonelada não utilizada teve o destino correto e não foi jogada em lixo comum”.

Novo projeto

Para comemorar os 10 anos da farmácia, novos planos estão sendo colocados em prática. “Estamos em busca de parceiros para viabilizar uma fábrica de fraudas para crianças e idosos de famílias carentes. Até setembro queremos estar com este projeto funcionando”, destaca.

Farmácia Solidária

Para ter acesso aos medicamentos, é necessário uma receita médica atualizada. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11:30 13:30 às 17 horas. 

Com informações de Cyntia Amorim – Engeplus