Geral

Fechar as saídas esgoto no Mar Grosso pode ser desastroso

Isso porque pode entupir ainda mais a rede, corroer a tubulação e gerar um grande prejuízo

As tubulações de esgotos que desembocam no Balneário Mar Grosso, em Laguna, foram fechadas com areia logo na primeira semana de janeiro e a chuva acabou com o serviço poucos dias depois. Mas por que não lacrar as saídas com material definitivo? O secretário de obras da prefeitura, Orlando Rodrigues, explica que o resultado pode ser ainda mais desastroso.

"O meu maior medo de fechar as saídas com concreto é entupir toda a rede, corroer e puxar a lajota das estradas para baixo, como já tem ocorrido em alguns locais", justifica. Como já foi comprovado que muitos moradores ligaram clandestinamente a rede cloacal à pluvial, o objetivo é estudar a planta da rede de esgoto.

"Não tenho material humano no momento para consertar esses estragos nas estradas que resultariam do fechamento. Por isso, os projetos são elaborados no sentido de conscientização, pelo menos por enquanto", acrescentou o secretário à reportagem do Jornal Notisul.
Em toda a orla, são mais de sete saídas. E a meta, enquanto não é possível fazer algo permanente, é sensibilizar a população em situação irregular a dar o destino correto a seu esgoto. "Todos precisam ter a consciência de que, se contaminarmos a areia do Mar Grosso, vai afetar o turismo", alerta.