Turismo

Festa da Melancia deve atrair 2 mil pessoas no final de semana, em Içara

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Içara é conhecida nacionalmente pela exportação de produtos apícolas, o que muitos não sabem, é que uma das frutas mais consumidas no verão, a melancia, é há 51 anos motivo de desta e união para os moradores de Campo Mãe Luzia, no interior do município.

Produzida entre os meses da entressafra, a fruta é a principal atração do evento que inicia nesta sexta-feira, dia 7 e segue até domingo na comunidade. “Muitos agricultores a produzem para venda e para consumo próprio ou entre familiares. É uma tradição que herdamos de nossos avós. Além disso, nosso solo é propício para o cultivo e é uma maneira de comemorar a colheita com alegria”, disse um dos organizadores, César Estevam.

A 51ª festa, organizada pelo Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP),  inicia hoje com novena na igreja da comunidade às 20h30, seguida de arremate de galinhas no Centro Comunitário. Amanhã, sábado, a novena acontece no mesmo horário, com jantar e sorteio de rifas. No domingo, ocorrem as competições que já são famosas na região. “Às 9h, temos o concurso da maior melancia, com premiação após o almoço. A única regra é que as melancias devem ser da qualidade Paulista.

No início da tarde, por volta das 14h, faremos o concurso do maior comedor da fruta, com premiação a ser definida. As inscrições para as provas são realizadas no local.”, adiantou o organizador.  Às 10h, ocorre missa e ao meio-dia será servido almoço. O kit com churrasco, maionese e saladas custa R$ 50,00 e serve quatro pessoas. De sobremesa, mais de três toneladas de melancia para degustação.

Secretaria de obras faz melhorias no local

Pensando em oferecer ainda mais conforto para quem chega à comunidade, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que desde novembro de 2015 vem prestando serviços na comunidade, deu continuidade aos trabalhos esta semana. “Havíamos feito uma pausa devido ao mau tempo e também, pois estávamos aguardando novos editais de materiais. Nesta semana retomamos a colocação de saibro e os trabalhos de alargamento da ICR-358, que liga o Campo Mãe Luzia a comunidade de Coqueiros”, explicou o secretário da pasta Nestor Brunel.

Colaboração: Tânia Giusti /Assessora de Comunicação da PMI