Geral

Festa da Misericórdia marca primeira missa dominical no Santuário do Coração de Jesus

Mais de 2 mil pessoas participaram, na manhã deste domingo (3), da primeira missa celebrada dentro do Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito, Içara. A igreja, que ainda está em fase de construção, acolheu membros do Apostolado da Oração e fiéis de todas as paróquias da Diocese de Criciúma, para celebrar juntos a festa diocesana da Divina Misericórdia.

A manhã contou com a transladação da imagem de Santa Margarida Maria Alacoque, da Paróquia de Urussanga, e do Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia de Morro da Fumaça. Uma grande procissão se iniciou às 09h15min, na entrada do Santuário, até a Casa do Peregrino, primeira das sete obras do complexo religioso já concluída, inaugurada e abençoada nesta manhã pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach. De hoje em diante, a Casa do Peregrino passa a funcionar todos os sábados e domingos, com loja de artigos religiosos, sala de reuniões e salas para atendimento espiritual com as Irmãs Adoradoras da Misericórdia. Futuramente, a mesma casa contará, no piso inferior, com sanitários para melhor atender os visitantes.

“Isto é fruto do coração do povo de Deus para o Coração de Jesus”, diz Bispo durante missa. Sob telhado e paredes ainda inacabados e sobre chão batido, os fiéis demonstraram sua fé ao participar da santa missa que teve início às 10 horas, presidida pelo bispo e concelebrada pelos padres Antonio Vander, Joel Sávio, Orlando Cechinel, Claudio Peters e Lucas Bombazar, além do Monge André, primeiro formador de Dom Jacinto (hoje em missão no Canadá), e do diácono natural da comunidade, Daniel Da Rolt.

Ao iniciar sua homilia, Dom Jacinto recordou o sonho, manifestado na festa do ano passado, de celebrar, neste ano, a solenidade da Divina Misericórdia no interior do Santuário. Conforme o epíscopo, a vontade de Deus e o esforço dos católicos se uniram e tornaram isso realidade. A partir de hoje, haverá missas, todos os domingos, às 15 horas, no interior do templo, até sua inauguração, em 23 de abril do ano que vem.

Segundo o bispo, a obra construída no presente, fruto da generosidade de muitos, será visitada por muitas gerações futuras, que irão até ali buscar a misericórdia do Senhor e nunca mais sairão do jeito que chegaram. “Isto é fruto do coração do povo de Deus para o Coração de Jesus”, frisou Dom Jacinto.

O bispo lembrou o papel essencial de São João Paulo II, ao instituir, durante seu papado, a Festa da Divina Misericórdia. “Este papa santo descobriu que a misericórdia de Deus queria ser anunciada e celebrada no mundo. Quando Jesus, no evangelho de hoje, nos diz: ‘A paz esteja convosco’, esta paz só entra em nossa vida quando descobrimos um Deus misericordioso, que é capaz de entregar tudo para salvar e atrair seus filhos e filhas para si. Isso se manifesta no Coração de Cristo”, disse o epíscopo.

Caminho do Santuário lembrará o Calvário

Dom Jacinto explicou toda a mística do projeto do Santuário, que recordará, em seu trajeto, o Calvário percorrido por Jesus. “Este Santuário foi construído sobre uma colina que vai representar o Calvário e o próprio Santuário, em forma de cruz, foi projetado para lembrarmos que somos filhos e filhas salvos em Jesus Cristo para a vida e a paz neste mundo e, um dia, para a glória eterna. Esta notícia ainda está faltando para muitos corações, não para vocês, mas para tanta gente que anda neste mundo deprimida, desanimada, desorientada. Faltam apóstolos e apóstolas que digam isso. Nós somos filhos de Cristo lá no Calvário; que a gente não esqueça de crer, de acolher, mas também de anunciar. Este Santuário vai ter esse papel, não só aos domingos, mas todos os dias do ano, a partir do ano que vem”, declarou Dom Jacinto.

O bispo também agradeceu a presença, em grande número, dos membros do Apostolado da Oração, por sua oração e seu amor pela Igreja e pelas vocações, e invocou a bênção de Deus sobre eles e todo o povo.

Doações garantem continuidade das obras

Ao final da missa, o pároco da Paróquia São Donato e presidente da Comissão Pró-Construção, padre Antônio Vander da Silva, ressaltou que a Casa do Peregrino, recém-inaugurada, é fruto da doação generosa de muitas pessoas. Além dela, padre Vander informou que todos os objetos para o culto divino, já utilizados nesta primeira missa, foram doados.

Entre os investimentos das obras em andamento no novo Santuário, padre Vander confirmou a doação total de empresas e pessoas sobre o portal de entrada, a igreja da Agonia, a Praça de Nossa Senhora, vitrais, arcos, piso e contrapiso, altar, cadeira presidencial e sacrário. O pároco ainda comunicou que, na semana que vem, serão colocadas, no território que pertence ao município de Criciúma, placas de sinalização para acesso ao Santuário. Padre Vander aproveitou o momento para lançar a campanha para a compra dos 130 bancos que irão compor o interior do santuário. Cada um mede 5 metros de comprimento e custa 1,3 mil reais.

Como ajudar?

As colaborações para a construção do Santuário são espontâneas e podem ser feitas por meio de carnês ou depósito nas contas:

Sicredi: Agência 1560-1 / Conta 23059-6
Caixa Econômica: Agência 1785 / Conta 1950-6  Op:003
Banco do Brasil: Agência 3226-3 / Conta 16262-0

Semana de oração pela abertura do Santuário contará com presença de bispos

Padre Antonio Vander comunicou a todos que, no dia 16 de abril de 2017, será iniciada a semana de oração pela abertura do Santuário. A cada dia, missas serão presididas por bispos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No dia 23, dia da abertura, às 9h, a celebração será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello.

16/04/17 – Dom Jacinto Inacio Flach (Bispo de Criciúma)

17/04/17 – Dom João Francisco Salm (Bispo de Tubarão/SC)

18/04/17 – Dom Rodolfo Luiz Weber (Arcebispo de Passo Fundo/RS)

19/04/17 – Dom Onécimo Alberton (Bispo de Rio do Sul/SC)

20/04/17 – (ainda não confirmado)

21/04/17 – Dom Wilson Tadeu Jönck (Arcebispo de Florianópolis/SC)

22/04/17 – Dom Anuar Batttisti (Arcebispo de Maringá/PR)

23/04/17 – 09h: Dom Giovanni d’Aniello (Núncio Apostólico no Brasil)

23/04/17 – 13h: Dom Jaime Spengler e Dom Leomar Brustolin (Arcebispo e Bispo Auxiliar de Porto Alegre/RS)

Tarde de atividades voltadas a Misericórdia

A tarde também foi repleta de atividades no Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Logo após o almoço, o diácono Daniel Zilli Da Rolt conduziu um momento de pregação seguido da adoração à Jesus Eucarístico.

Para encerrar a programação padre Antonio Vander da Silva celebrou novamente uma missa. “Ao longo desse dia celebramos a Misericórdia e também conseguimos fazer com que milhares de pessoas conhecessem o nosso Santuário. É uma grande alegria poder estar e comunhão com o povo em um local que ainda nos trará muitas alegrias”, frisou.

Colaboração: Bibiana Pignatel e Mariéli Salvador / Comunicação Diocese Criciúma

[soliloquy id=”173977″]