Geral

Festa das Etnias chega ao último dia e supera expectativa de público

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

Shows nacionais, gastronomia típica e apresentações culturais. Esses foram os principais ingredientes que fizeram da 27ª Festa das Etnias, realizada entre os dias 1º e 6 de setembro, um sucesso. O evento superou as expectativas dos organizadores. Aproximadamente 130 mil pessoas passaram pelo Pavilhão de Exposição José Ijair Conti e pelo Ginásio Municipal Irmão Walmir Orsi nos seis dias de evento. Na edição de 2014 foram 60 mil pessoas. A 27ª Festa das Etnias é realizada pela Prefeitura de Criciúma, via Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e celebra a colonização dos povos alemão, árabe, italiano, espanhol, negro, português e polonês. O encerramento será na noite deste domingo (6), com o último show nacional, o cantor Armandinho. Nesta tarde o público conferiu, ainda, o show do padre Alessandro Campos.

“Não poderia mesmo ser diferente. A Festa das Etnias superou o público e também se superou. Já no primeiro dia, quando recebemos o Ballet Bolshoi, percebemos que ela seria um sucesso ainda maior que o dos anos passados. O público aproveitou a acessibilidade, com estacionamento e entrada gratuitos, além do Ponto do Prato Típico, com pratos a R$ 10, e não deixou de comparecer e aproveitar essa festa que é uma comemoração à coragem dos nossos colonizadores. Agradeço a cada visitante criciumense e àqueles que vieram de outras cidades para protagonizar a maior edição da Festa das Etnias”, enfatiza o prefeito Márcio Búrigo.

“Esperávamos que 100 mil pessoas passassem pela festa. O público de 130 mil pessoas foi uma grata surpresa. Essa foi, com certeza, uma das melhores edições da Festa das Etnias. Os restaurantes estavam movimentados e os cinco shows nacionais atraíram muitas pessoas”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Júlio Lopes.

Donos de restaurantes, artesãos, proprietários de lojas entre outros comerciantes que apostaram na 27ª Festa das Etnias também comemoram. “Vendemos muito mais do que esperávamos, o que é ótimo. Esse ano foi meu primeiro aqui na festa e pretendo voltar ano que vem”, conta Eduardo da Silva, proprietário da barraca de pizza em pedaços.

Uma das sensações da festa foi a batata recheada. Com várias opções de sabores, ela era vista na mesa de muitas pessoas. “Vendemos aproximadamente 800 batatas por dia. Não esperávamos tanto, estamos felizes com o resultado”, conta Edemir Gomes, proprietário da tenda.

Para quem compareceu ao evento foi uma oportunidade de conhecer um pouco de cada etnia colonizadora de Criciúma. “Sou descendente de italianos, então foi ótimo poder apreciar um pouco mais da cultura dos meus avós. Além disso, aqui na festa a gente conheceu a gastronomia de outras etnias. Nunca havia experimentado a culinária polonesa e achei ótima”, conta o vendedor Everaldo Brogni.

A 27ª edição da Festa das Etnias contou, ainda, com os shows nacionais de Daniel e Samuel, Marcos e Belutti e Zé Ramalho. O público ainda conferiu gratuitamente o show infantil Peppa Pig, o desfile do Ateliê Gesoni Pawlick, o Festival Internacional de Danças Folclóricas e Urbanas e mais de 60 apresentações culturais divididas em dois palcos. 

Colaboração: Istefani Marcos