Geral

Festa do Produto Colonial é cancelada em São Martinho

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

A Festa do Produto Colonial, na cidade de São Martinho, surgiu no ano de 1993 com o intuito de preservar e cultivar a tradição alemã, promovendo a integração entre as comunidades e a divulgação do município e dos produtos de seus agricultores. Mas, neste ano, a tradicional festa de outubro não vai ocorrer. 

Em nota emitida ontem pela prefeitura e pela Comissão Central Organizadora (CCO), o cancelamento da festa tem relação com a atual crise econômica. “Os novos desafios e responsabilidade que assombram o cenário econômico neste ano exigem uma rigorosa avaliação de viabilidade para a realização da festa. Nesta situação, quem mais sente os efeitos negativos são os municípios de pequeno porte”, informa. 

A prefeitura também comunicou que tentou conseguir recursos institucionais, públicos e privados, mas não teve êxito. “A realidade é que escassearam os recursos para atender as áreas básicas da saúde, educação e segurança. Não temos recursos públicos para a festa”, diz a nota assinada pelo prefeito José Schotten

A nota de cancelamento correu rapidamente as redes sociais, gerando desapontamento. A Festa do Produto Colonial era realizada para demonstrar a capacidade e habilidade dos agricultores, além de difundir o turismo rural como fonte de renda. O evento, que contava com desfiles, apresentações folclóricas, campeonatos típicos, gastronomia e música, já chegou a integrar o Circuito de Festas de Outubro de SC.

Com informações do Jornal Diário do Sul