Economia

FGTS: informações desencontradas marcam o primeiro dia de atendimento em Tubarão

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O primeiro dia de atendimento para solicitação do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS pelo 0800, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, foi de tumulto e dúvidas para os moradores de Tubarão. 

Nas redes sociais e pelo telefone, diversos leitores entraram em contato com o DS com dúvidas. Pessoas reclamaram que, mesmo com disponibilização do 0800, foram encaminhadas para a Arena Multiuso. A demora no atendimento também foi um dos motivos de queixas dos que procuraram a Caixa. 

Segundo o gerente geral da Caixa, Bruno Piva Búrigo, houve realmente um problema de desencontro de informações, em especial no período da manhã. “Nós temos várias centrais de atendimento terceirizadas, e foi necessário nivelar as informações, e isso demorou um pouco. É importante que as pessoas falem dos problemas que estão encontrando, para que possamos saná-los. Neste momento, o atendimento já deve estar correto”, aponta. 

Bruno afirma que a demora no atendimento pelo telefone era esperada. “São muitas ligações e isso acaba congestionando as linhas”, frisa. O gerente destaca ainda que o 0800 foi disponibilizado para facilitar o atendimento, mas que a maior parte das pessoas terá que ir até a Arena Multiuso. 

“Em torno de 30% das pessoas que podem sacar o FGTS poderão fazer isso apenas ligando para o 0800. Isso porque é preciso que os dados do cadastro no fundo estejam exatamente iguais aos de hoje. Ou seja, se a pessoa mudou de endereço e não atualizou isso no FGTS, vai ter que fazer o atendimento presencial, por isso, elas são encaminhadas para a Arena Multiuso”, pontua. 

Outra dúvida que surgiu entre os moradores é se aqueles que estão na relação de endereços divulgada pela prefeitura, mas moram em imóveis alugados, podem fazer o saque. “Tendo comprovante de endereço atualizado em seu nome, como conta de luz, água ou telefone ou o contrato de aluguel, que tem que ser anterior ao dia do evento, a pessoa pode solicitar o saque”, aponta.

Atendimento

A Caixa Econômica Federal vai fazer os atendimentos por telefone até o dia 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h. O número para a solicitação do saque é o 0800-726-0207 (opção 3). 

Caso o trabalhador não consiga atendimento através da ligação gratuita, deverá comparecer à Arena Multiuso, localizada próximo ao Farol Shopping. No local, os atendimentos iniciam hoje, das 9h às 15h, e vão obedecer a um calendário organizado pelo mês de nascimento do cidadão (confira a tabela com as datas). Todos os documentos solicitados deverão ser apresentados com originais e cópias.

Com informações do Jornal Diário do Sul