Geral

Filhote de Baleia Franca é encontrado encalhado sem vida na Praia da Vila em Imbituba

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 04, ocorreu o encalhe de um filhote de baleia-franca, já morto, na Praia da Vila. A Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, esteve no local para orientar junto ao Protocolo de Encalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICM Bio, a realizar os procedimentos de coleta de amostras e sepultamento da carcaça do animal.

Trata-se de um filhote 5,7 metros de comprimento, encontrado em avançado estágio de decomposição. O mesmo filhote havia sido avistado nessa quinta-feira, 03, por pescadores, boiando em alto mar, já morto nas proximidades do encalhe. Este foi o segundo registo de encalhe de baleia-franca nesta temporada. A causa da morte será investigada pela equipe da Udesc, responsável pelo trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias/PMP-BS, do qual a praia da Vila faz parte.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

Em casos de encalhes de animais mortos, é essencial reportar aos órgãos competentes o local e outras informações possíveis, sempre úteis aos responsáveis. Também não é recomendável, em nenhuma hipótese, se aproximar do animal, sob risco de contaminação biológica.

As barbatanas do animal posteriormente serão doadas para fazer parte do acervo do Museu da Baleia de Imbituba.

Notícias Relacionadas

Caminhão tomba após sair da pista e espalha detritos pela BR-101, em Içara

Acidente envolveu dois homens, de 25 e 30 anos, que foram atendidos conscientes.

Hospital Henrique Lage celebra 77 anos de história e consolida novo momento na saúde de Lauro Müller

Depois de muitos anos sem que a data fosse celebrada oficialmente, o aniversário de 2026 ocorre em um contexto de transformação para a instituição.

Bomba no Caravaggio: Técnico Gabriel Carvalho pede para sair antes mesmo da estreia

Treinador pediu desligamento neste sábado, dia 14, e deixa o Azulão antes do início da pré-temporada para a Série B do Catarinense.

Motorista é encontrado a 50 metros de carro após capotamento na SC-445, em Urussanga

Jovem de 21 anos foi atendido pelos bombeiros com escoriações e ferimentos nos braços após o acidente.