Segurança

Força-tarefa resulta na prisão de 66 pessoas em Tubarão

Foto: Silvana Lucas/Notisul

Foto: Silvana Lucas/Notisul

A força-tarefa realizada pela Polícia Civil, em Tubarão, resultou em 66 pessoas atrás das grades no mês passado. Além disto, mais de três quilos de drogas foram retirados de circulação, e 11 armas de fogo e 191 munições foram recuperadas. 

“Do total de prisões, 34 foram executadas pela Divisão de Combate a Furtos e Roubos da Central de Plantão Policial, 22 pela Divisão de Investigação Criminal e dez entre a Delegacia da Criança, do Adolescente, de Proteção à Mulher e ao Idoso (Dpcapmi) e a Delegacia de Trânsito, Crimes Ambientais e ao Consumidor”, explica o responsável pela 5ª Delegacia Regional, André Luiz Bermudez.

O delegado divulgou também que o saldo é positivo, principalmente na redução dos assaltos, que anteriormente estavam em crescimento na região, e pelo número reduzido de efetivo. O trabalho é executado em conjunto entre as delegacias especializadas do município.

“A força-tarefa surgiu da união de forças para coibir as ocorrências policiais e dar respostas à população, especialmente nos crimes de roubos e furtos a pessoas e a estabelecimentos comerciais. Depois de 30 dias, parabenizamos o empenho dos agentes, escrivães e investigadores, e a participação da comunidade, principalmente pelo disque denúncia”, comemora André Luiz.

A ação da DCFR

O delegado responsável pela Divisão de Combate a Furtos e Roubos (DCFR), Danilo Bessa Brilhante, destacou que, entre as 34 prisões, 25 foram por cumprimentos de mandados e nove em flagrante por crimes de roubo, furto, estelionato, tentativa de latrocínio e receptação. “Somente em um mês retiramos de circulação dez armas de fogo de calibres 32, 38, 22 e 9 milímetros. Os armamentos eram utilizados em assaltos a pessoas e estabelecimentos comerciais. Recuperamos e devolvemos aos seus proprietários diversos objetos apreendidos, como veículos, bicicletas de competição, notebooks, smartphones, televisores, peças de caminhão, celulares e tantos outros”, informa Danilo Bessa Brilhante.

O combate ao tráfico pela DIC

“Nosso objetivo foi identificar locais com maiores incidências de drogas, assim como retirarmos de circulação uma série de pessoas envolvidas com a comercialização de entorpecentes e elencamos as prioridades no combate ao tráfico”, enfatiza o delegado responsável pela DIC, Rubem Antônio Teston da Silva. Conforme o policial, durante a operação foram apreendidas sete gramas de ecstasy, 1.810,08 gramas de maconha, 996,5 gramas de crack e 133, 6 gramas de cocaína.

Crimes ambientais e de trânsito

O delegado André Luis Mendes destaca que somente este ano foram arrecadados no município mais de R$ 15 milhões em multas, que serão devolvidos aos cofres públicos. “Contabilizamos também mais de 47 operações policiais realizadas pelo setor. Notamos na região a falta de consciência para a área ambiental, que a partir destas fiscalizações devem levar a maiores cuidados quanto às atividades ilícitas referentes ao meio ambiente”, esclarece o responsável pela delegacia de Trânsito, Crimes Ambientais e ao Consumidor de Tubarão, André Mendes.

Com informações do Jornal Notisul