Segurança

Formatura abre Operação Veraneio e trata de convênio entre prefeitura e Corpo de Bombeiros

Na ocasião, foram entregues à corporação de Criciúma cinco viaturas

Na manhã desta quarta-feira foi realizada uma formatura na praça Nereu Ramos, em Criciúma. Em ato solene, a formatura teve três etapas, a primeira foi a abertura da Operação Veraneio 2012/2013. A segunda foi a assinatura de um convênio entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o município de Criciúma e, por fim, foram entregues para corporação de Criciúma cinco viaturas.

Operação Veraneio – A Operação Veraneio 2012/2013 acontece em 22 cidades do Estado, uma cobertura de guarda-vidas civis e militares em 142 praias e balneários. Para a temporada de Verão, foram contratados 1,2 mil guarda-vidas civis e 300 guarda-vidas militares, além de mais 400 bombeiros militares. Todos trabalharão nas cidades litorâneas do Estado, totalizando 1,9 mil homens e mulheres.

Conforme o coronel Marcos de Oliveira, na região Sul, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar atuará em cinco municípios, são eles Balneário Rincão, Araranguá, Balneário Gaivota, Passo de Torres e Arroio do Silva. “Ano passado tivemos uma temporada impecável com nenhum caso de afogamento, isso pelo trabalho exemplar que realizamos. Esperamos continuar com este mesmo nível”, comentou.

Convênio – O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, e o corenel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina assinaram um convênio cujo objetivo é estabelecer as relações para a execução de serviços de prevenção, combate a sinistros, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e outros de competência do Corpo de Bombeiros Militar.
“Esta é a nossa missão, trabalhar na prevenção fazendo vistorias nos estabelecimentos com fins de evitar incêndios. Mesmo trabalho prestado pelos guarda-vidas, que trabalham na prevenção atuando para que ninguém se afogue na temporada”, destaca.

O convênio estabelece que toda taxa estadual que será arrecadada, proveniente da realização de vistorias e análise de projetos, permanecerá em Criciúma. "Esse dinheiro vai ficar com o município e será investido na aquisição de viaturas, bem como na manutenção de equipamentos e das instalações do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma”, salientou o coronel ao Portal Engeplus.

Aquisição de viaturas – A aquisição de cinco viaturas através de um processo licitatório da prefeitura municipal de Criciúma foi a terceira etapa da formatura. São três carros, uma ambulância e um chassis de caminhão para ser utilizado como carro de incêndio.

O prefeito Clésio Salvaro, parabenizou os bombeiros que, segundo ele, têm como compromisso salvar o próximo. “Em várias ocasiões nestes quatro anos que estou inserido na prefeitura de Criciúma, vocês, bombeiros, estiveram presentes atuando em todos os casos, mantendo a segurança de todos os criciumenses”, ressaltou.