Giro Estadual

Fumaça de queimadas da região da Amazônia chega ao Oeste de Santa Catarina

Ela também atingiu, segundo os mapas, a região Sul catarinense. Mas como o dia estava mais nublado na região, a fumaça não chegou a ser perceptível.

Reprodução/ NSC TV

O céu acinzentado registrado nesta terça e quarta-feira (11) pela manhã na região Oeste de Santa Catarina chamou a atenção dos moradores. De acordo com o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, trata-se da fumaça das queimadas da região amazônica que foram trazidas ao estado por correntes de ventos.

“O que traz essa fumaça são ventos em altitude em níveis baixos da atmosfera, a um ou dois quilômetros de altura”, explicou Puchalski. A fumaça foi registrada em cidades como Chapecó e Dionísio Cerqueira, que fica na fronteira com a Argentina.

De acordo com o meteorologista, foi possível enxergar a fumaça em imagens de satélite tanto na terça como nesta quarta. Ela também atingiu, segundo os mapas, a região Sul catarinense. Mas como o dia estava mais nublado na região, a fumaça não chegou a ser perceptível.

Reprodução/ NSC TV

“Basicamente essa fumaça vem da Amazônia, da região Norte do país. A fumaça acaba vindo em direção a Santa Catarina pelo o que a gente chama de jato de baixos níveis. Esses ventos vieram do Norte do Brasil, passando pelo Oeste do país e seguindo para SC”, ressaltou.

Para quinta-feira (12), avalia o meteorologista, a condição deve se manter em Santa Catarina. “Deveremos ter o dia com o céu completamente tomado por fumaça. Esta fumaça vem principalmente de Rondônia e muito mais deve chegar nos próximos dias”.

Reprodução/ NSC TV

Com informações do G1 SC

Notícias Relacionadas

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.