Economia

Futuro do carvão catarinense será decidido hoje em São Paulo

Foto: Miriam Zomer/Agência AL

Foto: Miriam Zomer/Agência AL

O futuro do carvão catarinense será decidido hoje (29), em São Paulo, durante leilão promovido pela Eletrobrás, que acontecerá na Câmara de Comércio de Energia, das 10 às 17 horas. “Das quatro usinas listadas, parece que ficou uma só, espero que seja a de Santa Catarina”, revelou Valmir Comin (PP), que acrescentou que o projeto da Usitesc concorre com outros dois do Rio Grande do Sul.

Comin destacou a “atitude ousada do presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), em defesa do carvão catarinense”, bem como o gesto do governador Colombo, de editar decreto flexibilizando o arranjo tributário e fiscal para a cadeia produtiva do carvão. “Criamos condições de competir em igualdade de condições com o Rio Grande do Sul”, avaliou.

De acordo com o deputado, além da revitalização econômica da região carbonífera, o projeto Usitesc proporcionará a produção de sulfato de amônia para uso na agricultura, além de cinza para a produção de cimento. “É a esperança de um segmento que manteve acesas as chamas das empresas de metalurgia que desenvolveram este país”, ponderou.

Colaboração: Vítor Santos/Agência AL