Geral

Gildo e Fiori reúnem-se com lideranças estudantis

Uma grande plenária com lideranças estudantis foi realizada pela chapa Todos Unesc, na noite dessa quinta-feira (23), para apresentar as propostas para os próximos quatro anos de gestão da Universidade. A chapa é a única que concorre às eleições a reitor e vice-reitor, tendo como candidatos os professores Gildo Volpato e Márcio Fiori. A plenária teve a participação de cerca de 200 pessoas.

As lideranças tiveram oportunidade de apresentar diretamente a Gildo e Fiori as solicitações de seus cursos. Os dois destacaram que a meta é buscar a excelência no ensino. Entre as ações neste eixo de trabalho, irão fortalecer as políticas de permanência dos estudantes da universidade e manterão as atuais políticas de concessão de bolsas de estudos. Eles destacaram também que a ampliação da biblioteca, uma das necessidades apontadas pelos estudantes durante as visitas em sala de aula, será iniciada ainda neste ano. Serão mais 700 metros quadrados de área, o dobro do tamanho da atual biblioteca.

Além de apresentar propostas e ouvir as sugestões da comunidade universitária, o candidato Gildo Volpato aproveita os encontros de campanha para relembrar como surgiu a eleição direta na Universidade. Ele conta que era estudante da primeira fase de Educação Física, em 1982, quando a então Fucri teve uma greve durante 64 dias. Na época a instituição de ensino era mantida pela Prefeitura de Criciúma e os administradores dela eram escolhidos pelo prefeito. A greve provocou o rompimento da Fucri com a Prefeitura e deu origem às eleições diretas na insituição de ensino. "São poucas as Universidades em que todos têm direito ao voto e precisamos valorizar o momento histórico que deu origem a este direito", afirma Volpato.

Lene de Costa/Alfa Comunicação

[soliloquy id=”28360″]