Geral

Governo recebe processos de alteração das divisas municipais

Lauro Müller encaminhou dois processos para alterar suas divisas

Foto: Celso Bevilacqua

Foto: Celso Bevilacqua

Diante das inúmeras reivindicações de representantes e lideranças solicitando apoio para resolver questões de limites municipais, o deputado Mauro de Nadal (PMDB) liderou uma movimentação junto às comunidades que convivem com esta questão.

Depois de meses reunindo documentos de revisão, o deputado Mauro de Nadal entregou aos secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e do Planejamento, Murilo Flores, 104 pedidos para retificação de divisas no Estado.

Segundo o deputado, cabe ao Estado fazer o estudo para os possíveis ajustes das divisas entre os municípios. “Diante das inúmeras solicitações, reunimos toda a documentação dos interessados e agora entregamos ao governo com o objetivo de adiantar essa tarefa e poder resolver as pendências com mais rapidez”, disse Mauro.

Para o deputado, o importante é que as comunidades dos dois municípios estejam de acordo para fazer as correções e que todos os moradores possam conviver em harmonia.

Lauro Müller reivindica revisão das suas divisas

Desde 2008 um grupo de moradores que tem suas propriedades nos limites entre Lauro Müller e Orleans discute com as autoridades o processo de desmembramento de área de terra pertencente ao município de Orleans e anexação no território lauromüllense.

Em 2010, foi encaminhado pedido à diretoria de Geografia e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento. No documento o chefe do executivo na época pedia também a anexação de outra área, em Morro da Palha, na divisa entre Lauro Müller e Urussanga. No entanto, os processos não tiveram continuidade e acabaram ficando adormecidos, pelo menos até agora.

O assunto que estava adormecido voltou a tona, após a vereadora Soraya Curcio Librelato (PSD) ter retomando a discussão do processo de desmembramento com os moradores de Orleans.

Os moradores da área de Orleans alegam que a distância até o Centro daquele município é muito maior que até o Centro de Lauro Müller. E que em razão da distância, eles acabam sendo privados de serviços básicos, como: saúde, educação e outros. Eles também argumentam que suas atividades comerciais e serviços bancários são desenvolvidos em Lauro Müller, por esta razão tem interesse em pertencer ao território lauromüllense.

A lei estadual 13.993, de 20 de março de 2007, dispõe sobre o tema e prevê a atualização a cada cinco anos da divisão territorial dos municípios catarinenses.

Com a colaboração de Celso Bevilacqua