Esporte

Grandes disputam velocidade nas areias do Arroio

Cerca de 100 mil pessoas de todo o mundo estiveram presente no evento

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Foto: Lucas Colombo/Clicatribuna

Ainda na tarde de sábado, os amigos João Candido e José Zapelini estavam na expectativa para participar das provas. A mistura de ansiedade e emoção tomava conta dos dois, que sempre participam de variadas modalidades da competição.

E o nervosismo não é por falta de experiência. Seu Candido, que tem 57 anos e veio de Sombrio, deixou apenas de participar da primeira edição do evento. Nesses 22 anos de competição, já foi seis vezes campeão, sendo que duas vezes ficou em segundo lugar e duas vezes em terceiro. Zapelini, de 58 anos, não fica para traz. O caminhoneiro já ganhou nove vezes e perdeu as contas de quantas ficou em segundo e em terceiro “Mesmo que eu já tenha ganhado diversas vezes, não é fácil ficar olhando o pessoal. O nervosismo é grande”.

Depois de deixar de competir por dois anos, Zapelini, que é de Tubarão, resgatou um caminhão de 15 anos, para poder participar novamente da competição. O veículo, que foi reformado e ficou pronto apenas na manhã de sábado, é de modelo “jacaré”. “Costumava competir com um modelo 113H, mas desta vez decidi resgatar um de modelo “jacaré”. Como ele ficou pronto em cima da hora, nem tive tempo de testá-lo e me acostumar com sua direção. Mas posso dizer que é uma paixão, uma doença, me sinto realizado de poder estar aqui novamente”, relatou o competidor à reportagem do Clicatribuna.

Infelizmente neste ano nenhum dos dois amigos conseguiram chegar a final nas categorias que concorreram.

E não são apenas os mais experientes que gostam da adrenalina da competição e topam participar dela. Com apenas 25 anos, Raul Inocêncio compete pela terceira vez na Arrancada de Caminhões e pela primeira conseguiu participar da grande final, na modalidade Cavalo Mecânico Eletrônico 520cv. O jovem, que este ano levou o segundo lugar, diz que a ansiedade bate forte durante a competição “Sempre há uma grande expectativa envolvida, principalmente quando participamos de uma final”.

Público de diversos países

Além deles, outros 199 competidores de todo o Brasil participaram da 23º edição da Arrancada de Caminhões, o maior evento deste porte, no Balneário Arroio do Silva. Desde a última quinta-feira, 21, cerca de 100 mil pessoas de todo o mundo estiveram presente no evento “Acabei de encontrar um piloto que veio da Espanha conhecer nosso evento. Ele me disse que gostaria de trazer o esporte radical tirolesa para a próxima edição. Além dele, tem pessoas de outros países, como do Paraguai”, afirma o prefeito do Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini.

Confira a classificação nas cinco categorias:
Toco e Truck:

1º – Pardal
2º- Cloere Antunes
3º- Sergio Carminatti

Cavalo Mecânico Eletrônico até 520CV
1º- Peter Pardal
2º- Raul Inocêncio
3º- Danilo Alamini

Protótipos
1º- Daniel Zeni
2º- Charles da Silva
3º- Eduardo Luiz

Cavalo Mecânico 480CV
1º- Claudinei Amorim
2º-Adão dos Santos
3º- Túlio Bendo

Força Livre
1º – Claudinei Amorim
2º – Félix Gianizolla
3º Leonardo de Freitas

.