Saúde

Gravidez de alto riso é tema de reunião

Foto: Antonio Rozeng

Foto: Antonio Rozeng

O colegiado de Saúde da AMREC realizou a última reunião do ano, avaliando 2015 e traçando o próximo objetivo dos secretários: realocação temporário para pacientes com gravidez de alto risco. Segundo os secretários, a medida é necessária enquanto aguardam as obras do hospital materno infantil.

Membros da comissão de mortalidade materno infanto juvenil de Criciúma estiveram na reunião e apresentaram dados referente a 2014, onde foram feitos 605 partos pré-maturos. Com menos de 27 dias, 43 bebes morreram. Quando o prazo chegou a um ano, 63 tiveram óbito. A meda do colegiado é diminuir a mortalidade infantil, informou o presidente do colegiado de saúde da AMREC e secretario de Içara, Lauro Nogueira. “Temos a média mais alta do Estado e precisamos diminuir essa mortalidade”, afirmou Lauro.

Ainda na reunião os secretários avaliaram como positivo a descentralização das cirurgias eletivas entre os hospitais da região. Segundo a gerente regional de saúde Lisiane Tuon, os números de 2015 ainda não estão fechados, mas mesmo assim é possível avaliar positivamente a ação. “A ação zerou a as filas de alta complexidade, e ainda fortaleceu os hospitais menores da região”, disse Tuon.

Capacitação

A capacitação com profissionais do Hospital Sírio Libanês também foi colocada na reunião como uma das grandes conquistas de 2015. Os cursos de Gestão da Clínica das Regiões de Saúde, Regulação em Saúde e Gestão de Risco e Segurança no Cuidado do Paciente serão implantados em 2016. “Trabalhamos para conquistar este programa em nossa região. É uma forma dos nossos profissionais se capacitarem e contribuírem efetivamente para a melhoria da saúde pública nos municípios”, comenta a gerente de saúde.

A diretoria do colegiado permanece a mesma pelo menos até abril, sob a presidência do secretário de saúde de Içara, Lauro Nogueira, e a vice da secretaria de Cocal do Sul, Sinara Crippa.

Colaboração: Antonio Rozeng/Imprensa Amrec