Economia

Greve dos bancos deve iniciar na próxima segunda-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Tubarão, a greve dos bancos deve começar a partir do dia 12, segunda-feira, como voltou a enfatizar o presidente do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, Armando Machado Filho. Isso porque, embora a greve nacional tenha início nesta terça-feira, Armando destaca que optou por fazer a assembleia na região no dia 8.

“Nesta quinta-feira, vamos fazer a assembleia, que vai deliberar sobre a paralisação a partir do dia 12, por tempo indefinido. Optamos em fazer dessa forma porque acreditamos que iniciar uma greve na véspera de um feriado desmobiliza a categoria”, aponta o presidente.

Acreditando que a greve pudesse iniciar na Cidade Azul nesta terça-feira, muitas pessoas buscaram antecipar na segunda-feira os serviços bancários, formando filas em algumas instituições financeiras da cidade.

Em outros Estados e em outras cidades de SC a greve já inicia hoje, conforme a orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – Contec.

Os bancários recusaram na semana passada a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos – Fenaban e decidiram entrar em greve nacional, por tempo indeterminado. A proposta da Fenaban foi apresentada no dia 29 e oferece aos bancários reajuste de 6,5% no salário e nos auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil, além de participação nos lucros e resultados – PLR. Segundo a Contraf, a proposta da entidade patronal não cobre a inflação do período, projetada em 9,57% para agosto deste ano, e representa perdas de 2,8% para a categoria.

A Contraf pede, entre outras reivindicações, reposição da inflação do período mais 5% de aumento real, PLR de três salários mais R$ 8.317,90, combate às metas abusivas, ao assédio moral e sexual, e fim da terceirização.

Entre as cidades e os Estados que tiveram assembleias em que os bancários confirmaram a greve estão Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Espírito Santo, Pernambuco, Pará, Sergipe, Cuiabá, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, e cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, como as duas capitais, Campinas – SP, Bauru – RJ, Angra dos Reis – RJ e Campos dos Goytacazes – RJ.