Geral

Grupo leva música, teatro e muita alegria aos asilos de Criciúma

Com figurinos animados, violão, piano e entoando uma canção que diz assim: “cheguei, cheguei, cheguei, cheguei aqui agora, se me der licença eu fico, se não der eu vou embora”, o grupo de técnicos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para a Pessoa Idosa da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) está realizando visitas semanais as casa asilares do município. De acordo com a psicóloga do Serviço, Jadna Mendes, este trabalho está baseado no Caderno de Orientações Técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Ela explica que esta ação tem como foco contribuir para o envelhecimento ativo e saudável dos idosos, além de garantir a convivência social.  “A equipe leva alegria e diversão com atividades que envolvem música, teatro e exercícios físicos. Além de atividades grupais, são realizadas visitas nos quartos, para os idosos acamados que não podem participar do coletivo”, explica Jadna.

A presidente da Casa de Repouso Vó Marina, Gessi Araújo afirma que desde que o local começou a receber as visitas, os idosos mudaram o comportamento, estando mais compreensíveis e animados. “Eles esperam o dia de visita como uma criança espera a chegada do Papai Noel. Eles sabem o dia, hora e, se eles se atrasam, já ficam preocupados”, destacou. Ela lamenta que devido à falta de recursos que a casa enfrenta, não podem custear recreações para os moradores da casa. “Hoje em dia não temos tantos voluntários que podem se comprometer de vir à nossa casa com frequência. Então este trabalho mudou a nossa rotina e trouxe alegria, reflexão e esperança para os nossos idosos”, ressaltou.

Um dos moradores do local, Amadeu Marcolino Justino, de 73 anos, é uma das figuras que aguardam ansiosamente a visita dos técnicos da Afasc. Atento aos acordes do violão ele solta a voz cantando a música de seu grande amigo, quando jovem, Raul Seixas. “Eu era muito amigo do Rauzito, moramos juntos em São Paulo. Gosto muito de cantar suas músicas. Fico feliz em poder ser acompanhado por jovens tão bons e amados”, agradeceu Justino.

Colaboração: Tiago Maciel

[soliloquy id=”43623″]