Esporte

Grupo subirá Serra do Rio do Rastro de bicicleta

Aventura de ciclismo acontece no início da noite desse sábado. Previsão é de que a subida seja iluminada pela Lua Cheia

Nesse sábado, um grupo de aventureiros e praticantes de ciclismo subirá de bicicleta a Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. A concentração acontecerá no posto da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), em Guatá, de onde iniciarão a subida por volta das 18 horas.

"Sou apaixonado pela Serra e costumo fazer o trajeto de carro toda semana, a trabalho. Já subimos outras vezes, mas essa será especial, pois, além de estar anoitecendo, haverá Lua Cheia, o que deve deixar o caminho ainda mais bonito", destaca o gerente de vendas Adilson Ronsoni, de Siderópolis.

A subida está sendo promovida pela Bike Point, de Criciúma, mas qualquer pessoa interessada pode participar. Ronsoni conta que o percurso tem previsão de duração para cerca de duas horas, talvez menos. "Nossa média de pedalada é de 50 a 100 quilômetros. A Serra do Rio do Rastro deve ter em torno de 18 quilômetros, mas, como é uma subida e cheia de curvas, a cautela faz com que a pedalada seja mais devagar", ressaltou à reportagem do site Engeplus.

Ele explica que, além da bicicleta adaptada para o ciclismo, equipamentos de segurança e roupas próprias para essa prática são os itens levados por cada pessoa até o topo da Serra. Os policiais serão informados antes que seja iniciada a subida, mas, conforme Ronsoni, não há necessidade de acompanhamento.

O gerente de vendas lembra que, recentemente, a estrada da Serra do Rio do Rastro foi eleita como a mais espetacular do mundo, tanto pela beleza como pela configuração física. "Ela está praticamente na porta da nossa casa, mas muita gente não sabe destes detalhes. É um lugar muito lindo e que deve ser valorizado e preservado", enfatiza. Cerca de 20 pessoas devem participar da subida de amanhã.