Segurança

Guarda Municipal passa a atender ligações ao 199 em Criciúma

Plantão 24 horas auxiliará nos chamados de emergência feitos para a Defesa Civil de Criciúma

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

Os chamados de emergência para a Defesa Civil de Criciúma estão mais eficazes a partir de agora. Desde esta sexta-feira (23) as ligações feitas ao 199 passaram a ser atendidas pelo plantão da Guarda Municipal. “Essa é uma medida de agilidade para a população. A Guarda Municipal possui o plantão 24 horas e eles estarão sempre de prontidão para atender as chamadas feitas ao 199, que é o número de emergência da Defesa Civil. Dessa forma, quando o cidadão fizer o chamado de emergência ele terá ainda mais rapidez no seu atendimento. E nós, da Defesa Civil, em total sintonia com a GM, seremos avisados das situações para poder auxiliar no que for necessário”, explica a coordenadora da Defesa Civil de Criciúma, Angela Mello

Junto ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme, a mudança no atendimento se torna mais um importante benefício aos criciumenses que são atingidos por catástrofes, como enchentes e vendavais. “Recebemos este mês os equipamentos do Centro de Monitoramento que já está instalado na sala da Defesa Civil e começa a operar nos próximos dias, apenas questão de ajustar o sistema. Essa é outra grande conquista, pois poderemos monitorar com uma precisão muito maior os possíveis fenômenos que venham a acontecer”, comenta Angela. 

As quatro TVs LCD, um computador, câmeras IP, gravadores digitais de vídeo, rádios comunicadores, telas de projeção e projetores que formam o Centro de Monitoramento foram adquiridos pelo Ministério Público do Trabalho e repassados ao Município por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). “O avanço garantido em prevenção de desastres em Criciúma não tem precedentes. Aquelas grandes cheias com as quais sofríamos há pouco tempo estão virando história do passado. Na Quarta Linha fizemos um trabalho de enormes proporções para aumentar a vazão da água, no Centro executamos e estamos executando a segunda etapa do Canal Auxiliar, e agora, com este moderno equipamento, faremos o melhor trabalho de monitoramento para auxiliar de forma cada vez mais preventiva aqueles que ainda moram em áreas de risco”, afirma o prefeito Márcio Búrigo.

Colaboração: Bruna Borges/Assessoria de Imprensa