Geral

HNSC adota Sistema de Classificação de Risco no Serviço de Urgência e Emergência

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de identificar de forma mais rápida e precisa os casos emergenciais, buscando melhorar e humanizar o atendimento, o Hospital Nossa Senhora da Conceição adotará, a partir da próxima segunda-feira (14/10), o Sistema de Classificação de Risco por Cores no Serviço de Urgência e Emergência, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Os usuários que procurarem o Setor de Emergência do HNSC, após atendimento da recepção, serão encaminhados à sala de espera e, posteriormente, acolhidos por uma enfermeira especializada e treinada para identificar os casos de risco. A prioridade de atendimento continua a ser os casos classificados como urgência e emergência. Neste acolhimento inicial, os pacientes serão classificados com uma das quatro cores estabelecidas: vermelho (emergência); amarelo (urgência); verde (pouco urgente) e azul (não urgente). Para cada cor, é estabelecido um tempo em que o paciente deverá receber o atendimento e que determina a gravidade de cada paciente. Após a análise é feita o encaminhamento e atendimento em tempo adequado, de acordo com a gravidade do caso. É importante destacar que o hospital atende por ordem de prioridade e não por ordem de chegada, destaca Marli Rafael, diretora de enfermagem da instituição.

O Setor de Emergência do HNSC é exclusivo para os atendimentos de urgência e emergência. A orientação é que a população continue a procurar os postos de saúde para os atendimentos ambulatoriais. O Sistema de Acolhimento no Serviço de Urgência e Emergência permitirá à equipe de enfermagem identificar e classificar de forma mais r ápida e precisa os casos emergenciais e, a partir de então, conduzi-los da melhor forma.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição inicia uma campanha educativa à população, com distribuição de material educativo, e divulgação desta medida nos veículos de comunicação. Banners sobre a classificação dos pacientes, a partir das quatro cores, também estarão expostos no Setor de Emergência.

Colaboração: Chirle Ponciano e Luciana Wronski/Comunicação do HNSC