Geral

Horário de verão começa à meia-noite deste sábado

Serão quatro meses de horário de verão, que termina em 19 de fevereiro.

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

No primeiro minuto deste domingo, moradores de 10 Estados mais o Distrito Federal, incluindo Santa Catarina, terão de adiantar em uma hora os ponteiros do relógio. É o início do horário de verão2016/2017, que se estende até 19 de fevereiro. 

Esta será a 41ª vez que o país adota o esquema a fim de estimular o uso consciente de energia elétrica e, consequentemente, economizar. A hora de verão vigora nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. 

O Ministério das Minas e Energia calcula que os ganhos com o horário de verão se aproximam de R$ 147,5 milhões por conta do custo evitado com o despacho de usinas térmicas.

Nos últimos 10 anos, a medida possibilitou redução média de 4,5% na demanda por eletricidade no horário de maior consumo e economia de energia de 0,5%, o que equivale em todo o período do horário de verão ao consumo mensal de energia de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

Em Santa Catarina, a redução na demanda foi de aproximadamente 175 Megawatts no horário de pico noturno, entre as 18h e 21h, o equivalente a 5% de redução. O valor representa 70% da demanda máxima de Florianópolis.

Com informações do Diário Catarinense