Geral

Horta terapêutica auxilia pacientes do CAPS de Orleans

Foto: Stéphanie Piava Pizzolatti

Foto: Stéphanie Piava Pizzolatti

A Prefeitura de Orleans conta com uma importante ferramenta no auxílio aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS: a terapia da horticultura. As oficinas terapêuticas visam restabelecer a cidadania da pessoa com transtornos mentais por meio da desconstrução do modelo asilar de atenção à saúde mental.

A horta terapêutica desenvolvida no CAPS utiliza princípios orgânicos na produção de hortaliças. Os trabalhos são realizados pelos pacientes do Centro e contam com assistência técnica da equipe da Secretaria de Agricultura. O objetivo é proporcionar o relaxamento, a socialização e a autonomia por meio do contato com a terra e a natureza. As hortaliças cultivadas serão utilizadas nas refeições diárias dos usuários e comercializadas nas feiras realizadas pelo CAPS, como acontece nesta sexta-feira (11), na Praça Celso Ramos.

“O cultivo de uma horta orgânica melhora a qualidade de vida das pessoas, pois além de garantir alimentos saudáveis, nutritivos e mais baratos, previne doenças, é uma atividade ocupacional, proporciona lazer e exercícios ao ar livre”, destaca o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Raphael Niero. “A implantação da horta tem cativado e motivado a integração do grupo”, acrescenta a coordenadora do CAPS, a psicologa Ana Zomer.

Colaboração: Stéphanie Piava Pizzolatti/Imprensa PMO