Saúde

Hospital São José completa 79 anos de história

O Hospital São José comemora, neste domingo (8), 79 anos de história. Sob os cuidados das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, o hospital iniciou suas atividades em Criciúma em 1936, com sede na rua Coronel Pedro Benedet. Guardado na memória de muitos e em alguns registros de fotos, conta-se que no dia da inauguração do hospital, mais de cinco mil pessoas visitaram a instituição. 

Um caminho repleto de bandeirinhas e grinalda fazia o trajeto da catedral São José, até a porta de entrada do hospital. Muitas bandas musicais e toda comunidade foram convidadas para celebrar a conquista do município, e parabenizar as irmãs Escolares, que com muita determinação, atenderem o chamado de servir e ajudar os doentes.

Hoje, 79 anos depois, o hospital segue como um dos maiores de Santa Catarina e o maior em número de atendimentos. Uma das principais instituições de saúde da região, o São José utiliza os mais avançados recursos tecnológicos para assegurar excelência na assistência à saúde. Atualmente, o hospital desenvolve e proporciona assistência médico-hospitalar para pessoas de todos os grupos sociais da região Sul catarinense, apoiado por programas de ensino e pesquisa.

De caráter filantrópico, privado e utilidade pública, a instituição atendeu em 2014 um total de 228 mil pacientes. Este ano, ainda sem contabilizar o fechamento do número de atendimentos, o hospital já atendeu 183 mil pessoas. Deste total, 88%, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com foco no atendimento de Alta Complexidade, o Hospital São José possui um corpo clínico com mais de 250 médicos de diversas especialidades clínicas e cirúrgicas. A estrutura hospitalar para este tipo de atendimento também exige unidades de apoio como UTI´s, agência transfusional, centro cirúrgico, além de equipamentos de ponta como hemodinâmica, ressonância magnética, tomografia, Raio-X, eletrocardiograma e eletroneuromiografia.    

A Alta Complexidade não está relacionada a procedimentos de urgência ou programados (eletivos), mas sim a complexidade do serviço a ser realizado. Os pacientes que chegam ao hospital procuram um atendimento de emergência qualificado, tendo à disposição, uma equipe de médicos com diversas especialidades. Estes profissionais serão acionados sempre que houver necessidade de uma avaliação, conforme a gravidade de cada problema apresentado.

“Buscamos todos os dias, trazer à população mais qualidade no que diz respeito a tecnologia e humanização. Tenho certeza de que juntos, iremos continuar escrevendo uma bela história de fé e amor solidário, no coração de Criciúma”, afirma a irmã Líbera Mezzari, diretora geral da instituilção.

Colaboração: Kátia Farias

[soliloquy id=”155526″]