Geral

Hospital São José realiza primeira captação de órgãos do ano

Foram doados o rim e as córneas da mulher que teve morte encefálica

A equipe de Cirurgia da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HSJosé realizou a primeira captação de órgãos de 2013. A senhora de 48 anos, de Criciúma, teve morte encefálica diagnosticada pelo médico Dr. André Nesi na manhã deste sábado, às 9h15min, devido a um aneurisma. Foram doados o rim e as córneas.

A autorização da retirada foi realizada pelo esposo e pelos dois filhos. "Em vida ela não deixou nada escrito sobre a doação, mas nas nossas conversas ela sempre nos dizia que aquilo não serviria mais para ela, poderia servir para outras pessoas. Infelizmente ela não conseguiu se salvar, não teve a felicidade de ficar entre nós. Por isso, não queremos privar outras pessoas da vida. Se com a doação fazemos o bem, é por isso que nós optamos por realizá-la. Mesmo nesta hora de tristeza ficamos felizes, porque é um pedaço dela que volta a viver em outra pessoa, é o que nos conforta", expõe o esposo.

O protocolo de captação foi realizado pelas enfermeiras Luana Souza Ronsani e Fernanda Cavanholi Mangili. O médico responsável pelo procedimento de captação que ocorre durante a tarde de sábado será o Dr. Nehad Nimmer.

A informação é a principal arma para salvar vidas que precisam de transplante. Fale sobre o assunto com seus familiares e avise a eles a intenção de ser um doador.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José