Geral

Hospital São José renova licença para captação e transplante de rins

Autorização para realização dos procedimentos é válida por dois anos

A Secretaria Nacional de Atenção à Saúde divulgou no Diário Oficial da União, a renovação da autorização do Hospital São José para captação e transplante de rins. O credenciamento da instituição foi conseguido há dois anos e a renovação ocorrida esta semana tem validade para o mesmo período.

“É uma grande conquista para o hospital e para toda a equipe médica. Afinal, para conseguir a autorização para o procedimento é necessário médicos qualificados, além de um hospital que preencha todos os requisitos necessários. Portanto, para nós é uma grande conquista”, explica o cirurgião Nehad Yusuf Nimer, que faz parte da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Segundo Dr. Nehad, para que o trabalho de captação de órgãos e transplante seja realizado e principalmente que cada vez mais vidas sejam salvas, é preciso a conscientização da população. “Se a pessoa demonstrar sua vontade de ser um doador, deve comentar com familiares e amigos, desta forma cada vez mais vidas serão salvas e o trabalho terá continuidade”, reforça.

Uma equipe pronta para salvar vidas

O Hospital São José está habilitado para realizar transplantes de Rim e Córnea e captação de múltiplos órgãos. Para que esse trabalho de salvar vidas seja realizado, a dedicação dos profissionais da CIHDOTT é fundamental. A equipe é composta por sete enfermeiros, dois médicos responsáveis (Dra. Carmen Grandi e Dr. Nehad Nimer), psicóloga e assistente Social. “Nossos profissionais tem a função de conversar com a família e mostrar a importância da doação”, explica a enfermeira Amanda Cândido.

Os números de 2012 apontam que 17 protocolos de captação foram abertos, sendo que desses, em nove foi realizada a doação de múltiplos órgãos, em dois houve a recusa dos familiares, quatro pacientes tiveram parada cardiorrespiratória antes da captação e um caso teve contraindicação médica.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José