Saúde

Hospital Unimed Criciúma conta com novo equipamento para tratamento de cálculos renais

Ureteroscópio flexível possibilita alta do paciente em até 24 horas.

Foto: Douglas Saviato

Foto: Douglas Saviato

O Hospital Unimed Criciúma adquiriu no mês de agosto um novo equipamento para o tratamento de cálculos renais. Chamado de ureteroscópio flexível, o aparelho possibilita a retirada de todos os cálculos renais por fragmentação a laser, através do canal urinário sem a necessidade de cortes. A utilização do novo equipamento possibilita a alta do paciente em até 24 horas e, em alguns casos, podendo o procedimento ser realizado em um dia, sem a necessidade de internação.

De acordo com o médico urologista da instituição, André Rodrigues, cálculos ou também pedras renais como é chamado, afeta 10% da população. “Os cálculos são depósitos minerais que se formam dentro dos rins e podem estar presentes em várias partes das vias urinárias. Eles se iniciam como partículas microscópicas e se desenvolvem com o passar do tempo até formarem os cálculos”, explica o especialista.

Há vários tipos diferentes de cálculos e uma variedade de razões pelas quais eles se formam. Segundo Rodrigues, o tratamento sofreu uma grande evolução ao longo dos anos, com o desenvolvimento de novos aparelhos, sendo um deles o ureteroscópio. O Hospital da Unimed conta com todos os equipamentos de última geração, necessários para o tratamento dos cálculos da vias urinárias, possibilitando o conforto do paciente e melhor atendimento possível.

Cálculos podem ser tão pequenos, segundo Rodrigues, quantos grãos de areia e serem eliminados do organismo na urina sem causar qualquer desconforto, como também podem ser maiores, causando sintomas. “Embora alguns destes cálculos sejam tão grandes que não saem dos rins, outros conseguem migrar pelo canal que liga o rim à bexiga, chamado ureter, onde causam obstrução urinária e dor de grande intensidade”, completa.

Colaboração: Douglas Saviato/Novo Texto