Geral

I Conferência da Pessoa Idosa de Lauro Müller debate os desafios do envelhecimento

O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e foi marcado por uma palestra da assistente social Janice Merigo.

Fotos: Divulgação/Governo de Lauro Müller

Com o tema: Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas, o município de Lauro Müller promoveu a I Conferência Municipal da Pessoa Idosa na tarde dessa quarta-feira (17). O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso e foi marcado por uma palestra da assistente social Janice Merigo.

O encontro foi conduzido pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Nivalda Fontanella Silvestre juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para a pessoa idosa que agora serão encaminhadas à Conferência Estadual.

Fotos: Divulgação/Governo de Lauro Müller

As propostas foram divididas em quatro eixos: Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violência dos direitos humanos da pessoa idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social,

na geração e implementação das políticas públicas.

A abertura da conferência reuniu lideranças do município, entre elas o prefeito Valdir Fontanella, seu vice Pedro Barp Rodrigues, a secretária de Assistência Social, Rúbia Regina da Silva, e outros secretários municipais.

“É uma satisfação estar realizando a primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa em Lauro Müller. O objetivo é possibilitar que os idosos se manifestem e apresentem as suas necessidades. Baseados nisso, provocamos os debates de questões que foram votadas e elencadas como as principais demandas do município para serem encaminhadas ao Conselho Estadual”, explicou a secretária Rúbia.

Fotos: Divulgação/Governo de Lauro Müller

Após a Conferência Estadual, as propostas seguem para a conferência nacional e, por último, chegam ao Ministério do Desenvolvimento Social para que sejam realizados os planos plurianuais e o planejamento de ações voltadas para a população idosa.

Além disso, na Conferência ainda aconteceu a leitura e aprovação do regimento da I Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Lauro Müller, as eleições dos delegados para a Conferência Estadual em março de 2019 e a apresentação cultural do Coral Grupo Vida e Alegria.

A Conferência é uma iniciativa da Governo de Lauro Müller, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Fotos: Divulgação/Governo de Lauro Müller

Colaboração: Assessoria de Comunicação do Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Seminário discute desenvolvimento da cadeia leiteira no Sul de Santa Catarina

EXPOMAIS inicia nesta quarta-feira para compartilhar conhecimento e fomentar economia

Evento segue até quinta-feira na sede da Acic com renomados profissionais e diversas atividades.