Saúde

Içara será sede do 1º Seminário Regional de Hepatites Virais

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

O Governo de Içara, por meio da secretaria municipal de Saúde, em parceria com a Gerência Regional de DST/Aids e Hepatites Virais, realiza, nesta quarta-feira (19), o primeiro Seminário Regional de Hepatites Virais. O evento voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde, acontecerá no salão da igreja Matriz São Donato, centro de Içara, entre 8h e 12h. Os interessados ainda poderão fazer a inscrição no local.

Este Seminário tem por objetivo principal atualizar e capacitar os médicos e enfermeiros da atenção primária em saúde para captação, diagnóstico e manejo básico das hepatites virais. Na ocasião, também será discutido o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Hepatite C, que foi lançado no dia 27 de junho passado, e haverá uma vídeo conferência com 12 profissionais do país.

“Precisamos alertar e orientar em todos os aspectos. Este seminário, o primeiro regional, vai levar informações específicas sobre hepatites virais aos profissionais da rede para conscientizá-los a solicitar o exame, pois quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mas fácil será o tratamento e melhor a resposta do mesmo”, explicou o secretário de Saúde, Lauro Nogueira, acrescentando que hoje 185 milhões de pessoas no mundo têm hepatite.

Já a coordenadora do programa DST/HIV/AIDS, Samira Abdenur, alerta que a doença é silenciosa. “A hepatite é uma doença silenciosa e por isso precisamos alertar os profissionais sobre esta epidemia. Somente em Içara, são aproximadamente 300 pacientes em tratamento, principalmente com hepatite B e C. Todos são acompanhados por infectologistas, pelo programa DST, recebem medicação, dispõem de exames de controle de carga de vírus e fazem biopsia quando necessário”, explicou.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara