Política

Içarense Manoel Dias poderá assumir esta semana Ministério do Trabalho

O ato de posse deverá aconter na próxima quinta-feira, dia em que a presidente Dilma Rousseff retorna dos Estados Unidos.

Depois de ser descartado pelo Palácio do Planalto, o içarense Manoel Dias, o Maneca, não só voltou a ser cotado para assumir o Ministério do Trabalho e Emprego, como pode ser empossado nesta semana no cargo federal. A presidente Dilma Rousseff embarcou ontem para os Estados Unidos, onde tem compromisso nesta segunda com Barack Obama.

Ela retorna na próxima quinta-feira e a expectativa é que, neste mesmo dia, chame o partido para tratar sobre a posse de Dias. "Ela sinalizou que, no seu retorno, falaria sobre isso. Se a posse será ainda nesta semana, nós não sabemos, afinal, o tempo é dela. Mas tivemos a afirmação de que, tão logo ela retornasse, o partido seria chamado", admitiu Maneca.

Simplicidade no cerimonial

Conforme ele, a previsão é que o cerimonial seja simples. "Ela chamaria o presidente do partido, Carlos Lupi, e oficializaria a posse", disse. O presidente não confirmou a posse para esta semana. Mesmo assim, diante da sinalização por parte de Dilma, Dias já faz planos ante a possibilidade. "Certamente vou procurar fazer o melhor possível e construir, junto com outras forças políticas, um bom plano de trabalho", antecipa o içarense.

Depois que Carlos Lupi deixou o ministério acusado de beneficiamento do partido em contratos e prestações de serviços, o desejo de Dilma contornava a indicação do deputado federal Vieira da Cunha (PDT). Mas, depois de ser pressionada pela cúpula brizolista, ela acabou tendo que optar por Maneca ou pelo deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ). Este último chegou a ser escolhido, mas, antes de assumir, Dilma enfrentou resistências políticas.

A Tribuna – Kelley Alves