Geral

Idoso com alta do HNSC desde maio é encaminhado à casa de repouso

Ala do HNSC (Foto: Jornal Notisul)

Ala do HNSC (Foto: Jornal Notisul)

O senhor de 65 anos que permanecia no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, desde o dia 3 de maio, à espera de seus familiares, foi encaminhado na última semana para uma casa de repouso. Diante da existência de uma vaga em um abrigo da região, mediante determinação e autorização judicial, familiares o levaram do HNSC e o acompanharam até o novo lar.

Durante o período em que permaneceu no hospital, sem estar doente e ocupando uma vaga de internação no setor de neurologia, várias pessoas se ofereceram para ajudá-lo. Muitas foram as manifestações de carinho e apoio, não apenas dos colaboradores da Instituição, como de outros pacientes e seus acompanhantes. Além de toda a questão humana – já que o paciente questionava todos os dias quando iria para casa – sua permanência preocupava os profissionais de saúde, uma vez que estava exposto a todos os agentes insalubres e patógenos comuns do ambiente hospitalar.

Mesmo com a alta hospitalar, por ser idoso e por não ter para onde ir, não havia como ser permitida a sua saída do hospital. Pela situação e com base no Estatuto do Idoso, o HNSC noticiou o fato ao Ministério Público que, por sua vez,  fez os encaminhamentos junto ao Poder Judiciário.

Relembre o caso – Desde que recebeu alta (no dia 03 de maio), diante da negativa dos familiares em virem buscá-lo sob a alegação de que não tinham condições de assumir a responsabilidade dos cuidados em relação ao mesmo, o HNSC buscou auxílio do Ministério Público para a resolução de tal impasse. Antes de tal medida, por se tratar de caso social, vários órgãos e pessoas foram acionadas na esperança de que pudessem assumir a responsabilidade ou ao menos auxiliar na busca de um destino digno ao paciente, o que não logrou êxito.