Geral

Idoso morto em asilo de SC era cego e sofreu asfixia com pó de extintor, diz polícia

Pedro Paulo, de 73 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (3) ao ser atacado por paciente em surto

Foto: Ana Cristina

O laudo do Instituto Médico Legal aponta que o idoso morto na manhã desta sexta-feira (3) em um asilo de Blumenau perdeu a vida por causa de asfixia provocada por pó de extintor. Inicialmente se cogitou a possibilidade de ele ter sido golpeado na cabeça com o objeto, mas a perícia mostrou que isso não aconteceu, segundo a Polícia Civil.

Pedro Paulo, de 73 anos, era cego e tinha dificuldades para andar. O senhor estava sentado na área comum do asilo quando outro idoso teve um surto, quebrou alguns itens dentro da casa, começou a ameaçar os pacientes e funcionários e então pegou o extintor de incêndio e acionou contra ele, conta o delegado Bruno Effori.

A vítima teria inalado o pó e sofrido asfixia, o que provocou a morte. A lesão inicialmente vista na cabeça de Pedro Paulo, que se considerou ter sido a causa do óbito, teria ocorrido em outra data, quando o idoso sofreu uma queda. O Samu chegou a ser chamado, mas já encontrou o homem sem vida.

A equipe de socorro precisou sedar o idoso de 64 anos responsável pelo ataque. Ele foi preso em flagrante. Familiares e uma funcionária do asilo contaram à polícia que o senhor sofre de esquizofrenia e está acolhido no asilo há dois meses. Nesta tarde a Justiça decretou como medida cautelar a internação do investigado em um hospital psiquiátrico.

A polícia abriu inquérito para apurar se trata-se de um crime com ou sem intenção. O homem também deve passar por avaliação médica.

Relembre o crime

Era por volta das 5h30min desta sexta-feira (3) quando um idoso surtou dentro do asilo e começou a depredar a casa e fazer ameaças. O crime ocorreu em uma unidade particular na Avenida Brasil, no bairro Ponta Aguda.

Durante o ataque ele acabou disparando pó químico de um extintor contra um dos internos do local. O senhor não sobreviveu. O agressor precisou ser sedado pelo Samu e encaminhado à delegacia.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Homem é assassinado e duas mulheres feitas de refém em Gravatal

Ocorrência foi registrada por volta das 11h20 pela Polícia Militar. Dois suspeitos foram presos.

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Idoso capota carro sobre a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna

Motorista de aproximadamente 80 anos estava sozinho quando perdeu o controle do veículo com placas de Braço do Norte.

Jovens de 11 e 12 anos dão uma facada em idoso durante roubo em Sangão

A vítima de 60 anos foi levada para o hospital. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar por volta das 16h50 deste domingo (20).