Geral

Inicia limpeza de túmulos para Dia de Finados

Cemitério Santa Bárbara deverá receber mais de cinco mil pessoas no sábado

O fluxo de pessoas no Cemitério Municipal Santa Bárbara, em Lauro Müller é intenso desde a semana passada quando familiares começaram as preparações para o Dia de Finados. Como já é comum nesta época do ano, muitas pessoas aproveitam e antecipam a limpeza dos túmulos, por causa da proximidade da data.

A limpeza geral do local é de responsabilidade da prefeitura, mas a manutenção das sepulturas deve ser feita pelos familiares. É o caso de Frank Farias, 38 anos, morador de Orleans, que tem seu avô e um filho, sepultados no cemitério. Ele divide com a família a responsabilidade de limpeza da capela onde estão enterrados os entes queridos. “Este ano a incumbência da limpeza coube a mim. Nossa família sempre divide esta tarefa”, ressalta.

Conforme o zelador Walter Hoffmann Neto, diante de tanto empenho para deixar o cemitério, túmulos e capelas em ordem para o Dia de Finados, há aqueles que vão na contra mão desta missão e acabam jogando lixo onde não devem. “Nesse entra e sai de pessoas é difícil fiscalizar todos, então pedimos para que quem vier ao cemitério jogue o lixo nas lixeiras e não nos corredores ou até mesmo escondido em sacolas plásticas atrás das sepulturas como temos encontrado”, pede o zelador.

Hoffmann também chama a atenção das pessoas para que ao fazer a limpeza não sujem os túmulos ou capelas vizinhas. “Essa é outra questão importante, pois já tivemos reclamação sobre isso”, comenta.

O Cemitério Santa Bárbara, o maior de Lauro Müller, deve receber no Dia de Finados mais de cinco mil pessoas que irão visitar seus entes queridos.

O município possui outros cemitérios espalhados pelo interior. Os outros dois maiores estão localizados em Guatá e Barro Branco.

[soliloquy id=”44764″]