Trânsito

Instalação de câmeras de vigilância amplia a segurança em Forquilhinha

Quatro câmeras de última geração foram instaladas para facilitar o trabalho da Polícia.

Foto: Divulgação

A segurança foi reforçada em Forquilhinha com a instalação de quatro câmeras de última geração que permitem a busca por placas de veículos e armazenam as imagens em alta definição durante sete dias. Mais de R$ 100 mil foram investidos pela empresa Teclenet em parceria com o Governo do Município, que cedeu os espaços para a instalação dos equipamentos.

As câmeras estão localizadas em três pontos da área central e uma no pórtico de saída do município, com o link diretamente interligado com a polícia. “As imagens impressionam pela qualidade e nitidez, o que facilita o nosso trabalho quando precisamos investigar algo dentro do perímetro de abrangência. A tecnologia sempre foi nossa aliada, por isso desejamos que mais iniciativas como esta aconteçam”, conta a policial civil, Leonara Campos Jardim.

Na avaliação do prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, a presença das câmeras contribui para diminuir a criminalidade. “É mais difícil ficar impune quando há provas contra quem cometeu uma infração. Parabenizo a iniciativa privada por este investimento que beneficia toda a população”, disse.

A sensação de fortalecimento da segurança também abrange os comerciantes. “Muitos lojistas têm câmeras em suas lojas, mas precisávamos de vigilância também nas ruas. Quanto mais câmeras na cidade, melhor”, comentou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Dani Cesar Warmiling.

Mais câmeras devem ser instaladas

Com o impacto positivo das primeiras câmeras instaladas, outros pontos de Forquilhinha devem ganhar monitoramento de alta definição. “Pretendemos espalhar mais 20 câmeras pela cidade, com a tecnologia selfcam, para colocar à disposição das Polícias Militar e Civil”, destaca o diretor da Teclenet, Carlos Kruger, idealizador do projeto.

A tecnologia utilizada pelas câmeras é semelhante as disponíveis nas cidades de Xangai, Seul e Dubai. “Estive nestas cidades analisando como elas tratam a questão da segurança e encontrei esta ferramenta que fortalece a vigilância eletrônica, além de ser uma grande aliada da segurança pública. Como temos base em Forquilhinha, começamos em caráter experimental para posteriormente fornecer o serviço a todos os interessados”, relata Kruger.

Acesso remoto e histórico de gravação

As câmeras (selfcams) instaladas pela Teclenet podem ser acessadas pelos usuários cadastrados com um login e senha em qualquer lugar do mundo, seja pelo computador ou celular. Todas as imagens são armazenadas pelo servidor que disponibiliza o histórico de até sete dias em alta definição.

“O mesmo modelo que disponibilizamos em Forquilhinha, pode ser instalado nas cidades vizinhas e em condomínios privados. O cliente paga uma assinatura mensal pelo pacote de serviços que traz segurança e praticidade”, declara o Carlos Kruger.

Os interessados podem entrar em contato com a Teclenet pelos telefones (48) 3941-1700 e 99919-0303 ou pelo site www.teclenet.net.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Forquilhinha 

Notícias Relacionadas

Legislativo aprova parceria entre ACIVA e Prefeitura para instalação de câmeras de monitoramento em Araranguá

Projeto aprovado por unanimidade no legislativo prevê a instalação de dez câmeras de monitoramento em Araranguá

Após oito anos, Conseg é reativado em Treviso

Membros da Diretoria Provisória foram apresentados em ato realizado na noite desta quarta-feira (17), no Auditório Vilson Savaris, centro da cidade, com a presença de lideranças municipais e comunitárias.

Audiências discutem implantação de pedágios no trecho Sul da BR-101

Intenção inicial da ANTT é instalar quatro praças de cobrança entre Paulo Lopes e São João do Sul. Em Criciúma, reunião ocorre na quinta-feira (18).

Novos abrigos trazem segurança aos usuários de ônibus em Orleans

Nove abrigos novos já foram construídos num total de treze que devem ficar prontos até na festa do município em agosto. O objetivo é dar segurança e bem-estar ao usuário de transporte coletivo.