Geral

Instalação de crematório gera polêmica em Içara

Os comerciantes da região não gostaram da ideia de trazer um empreendimento deste segmento para a localidade

A construção do crematório Millenium, às margens da rodovia SC-445, no Bairro Liri, em Içara, ainda está na fase inicial, mas já está dando muito que falar. Os comerciantes da região não gostaram da ideia de trazer um empreendimento deste segmento para a localidade. Na última quinta-feira, um requerimento foi encaminhado pelo vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), pedindo uma reunião com o prefeito do município com a finalidade de reverter a situação.

“É uma área com bastantes lanchonetes e restaurantes, os proprietários temem que haja algum tipo de mau cheiro, ou que traga uma queda para o comércio local”, comenta o vereador. “Ninguém é contra o projeto, mas não queremos que seja instalado ali”.

Projeto prossegue

De acordo com Paulo Sérgio Reichle, um dos diretores do empreendimento, nenhum ato de imposição chegou à empresa. “Até que não haja nenhuma reunião, ou proposta da Prefeitura, o projeto continua”, afirma ele.

Em relação ao temor da baixa do movimento na região, ele afirma que não há motivo algum para a preocupação dos comerciantes. “Muito pelo contrário. Com os velórios que serão realizados no local irá aumentar o fluxo de pessoas nas lanchonetes”, afirma Reichle.

Conforme o site Clicatribuna, a mesma opinião é compartilhada por Luiz Joaquim Elias, proprietário de uma fábrica de sorvetes próximo ao local. “Se passou todos os documentos pela Prefeitura, então acho que não terá nenhum problema. Espero que gere mais empregos e traga benefícios para a localidade”.

Único na região Sul

Com a construção do crematório Millenium em Içara, seria o único entre Florianópolis e Porto Alegre. A escolha do local foi pensada devido à logística. “Nós estudamos um ano até escolher aquele lugar. Seria o mais viável para anteder pessoas em uma raio de até 250 quilômetros”, pontua Reichle.

A inauguração está prevista para março de 2014. Além do crematório, o complexo também contara com três capelas mais estacionamento próprio.