Geral

Italianos do intercâmbio com a Satc conhecem região

Além de pontos turísticos, estudantes e professores estão realizando visita a empresas

Divulgação

Descobrir as semelhanças e diferenças entre a Itália e o sul de Santa Catarina. Isso faz parte do programa de intercâmbio que a Satc realiza com o Liceu Artístico Bruno Munari, da cidade de Vittorio Vêneto, e o ITIS Galileu Galilei, de Conegliano. Desde a semana passada, um grupo de italianos, composto por dois professores e 14 estudantes, está na região aprendendo mais sobre as cidades e indústrias.

No roteiro, a visita a pontos turísticos tradicionais, como a Serra do Rio do Rastro e Morro dos Conventos, bem como a passagem por empresas de segmentos diferenciados. “O objetivo é mostrar como os imigrantes contribuíram para o desenvolvimento de nossa região, fazendo com que eles aprendam um pouco mais sobre nossa história”, ressalta o coordenador do intercâmbio na Satc, Roberto Bortolotto.

Divulgação

Nesta semana, uma agenda cheia de atividades foi preparada para o grupo. Nesta segunda-feira (9) o roteiro está sendo realizado na cidade de Turvo. Na terça, os intercambistas, que são da região de Treviso, norte da Itália, visitam a cidade que leva o mesmo nome. Em Treviso eles vão conhecer os principais pontos turísticos. Nos próximos dias estão previstas visitas às empresas Eliane, Damyller, Fundição Nobre e Laticínios Veneza, JBS, Ecofitus e Saint Bier. Eles ficam na região até dia 19 de setembro.

Os italianos estão hospedados nas casas dos estudantes e professores da Satc. Em dezembro será a vez deles acolherem os brasileiros na Itália. “Essa acolhida será tão amistosa como a que estamos recebendo aqui”, afirma o professor italiano Carmine Calvanese. Essa já é a 8ª edição do intercâmbio. A Satc é a única escola que estimula e fortalece o intercâmbio com a Itália, principalmente com a cidade de Vitorio Vêneto, com quem Criciúma tem seu gemelaggio.

Divulgação

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

PRF prende quadrilha especializada em furto de roupas em shopping centers na região de Tubarão

Os suspeitos confessaram que furtaram as roupas de lojas da região no final de semana e estavam indo vender as roupas em Tubarão.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas