Saúde

Jornal britânico publica matéria sobre orleanense que teve mão costurada dentro da barriga

O jornal britânico The Independent publicou na edição deste sábado (2), matéria divulgada em primeira mão pelo Portal Sul In Foco no dia 31 de março, sobre o caso de Carlos Mariotti, um homem de 42 anos, morador de Orleans, no sul de Santa Catarina, que passou por uma cirurgia bastante incomum.

O título da reportagem é “Surgeons save Brazilian man's hand from amputation by sewing it into his belly”, que, em tradução livre quer dizer “Cirurgiões evitam amputação de mão de brasileiro ao costurá-la dentro da sua barriga”.

O texto, assinado por Janet Tappin Coelho, diz que engenhosos cirurgiões ajudam a evitar que a mão de um brasileiro seja amputada, colocando-a dentro de uma “bolsa” em sua barriga.

Os médicos decidiram “enterrar” a mão esquerda de Carlos Mariotti dentro de seu abdômen e cobri-la com um retalho de pele protetora, depois que o operador de máquina de produção sofreu um terrível acidente de trabalho que arrancou toda a pele de sua mão.

O homem de 42 anos, que vive em Orleans, no sul do Brasil, deve agora manter a sua mão machucada dentro da bolsa de tecido durante seis semanas.

O médico ortopedista e traumatologista Bóris Bento Brandão, que realizou a operação rara, explicou ao jornal: "O senhor Mariotti sofreu uma lesão que o deixou com muito pouca pele na palma e dorso da mão, expondo os ossos e tendões de seu interior."

"Esta foi uma lesão muito grande e delicada e o único lugar que poderia caber toda a mão estava no abdômen. Sem este procedimento, haveria um risco elevado de infecção e os tecidos e tendões iriam apodrecer ", disse o Dr. Brandão ao The Independent.

Mariotti, que permanece internado no Hospital Santa Otília, disse ao jornal britânico que é um homem de muita sorte: "Ainda fico muito emocionado quando eu penso sobre o acidente. Mas foi só quando os médicos me disseram que eu poderia perder minha mão que eu percebi a gravidade da situação. Quando acordei da operação eu não sabia se a minha mão ainda estava lá. Eu não podia acreditar quando eles disseram que tinham enfiado a mão dentro de mim."

A matéria também acrescenta que pesados curativos em torno da barriga do homem mantém o seu braço firmemente no lugar. Mas os médicos têm alertado que ele deve mover a mão delicadamente para evitar que fique enrijecida.

Mariotti também disse ao jornal: "É um sentimento realmente estranho tentar mexer os dedos dentro do meu corpo, e assustador ver minha barriga saliente quando eu cutuco ao redor".

A mão direita de Carlos Mariotti ficou sem dois dedos – o indicador e o médio – quando ele operava uma máquina que fabrica bobinas, mas ele disse ao The Independent: "Eu sou muito grato porque pelo menos eu ainda serei capaz de segurar um garfo, pegar um volante e me vestir sem qualquer ajuda."

O experiente operário contou à reportagem que: "Era como assistir a um filme sendo reproduzido na minha frente. Eu vi a máquina puxando a minha mão e não podia fazer nada."

Quando os colegas não responderam imediatamente aos seus gritos, o trabalhador desesperado tomou medida drástica, puxando sua mão da máquina.

Os colegas de trabalho foram correndo segundos mais tarde e tentaram salvar a mão envolvendo-a com ataduras.

O doutor Brandão explicou: "A fim de manter a mão viva, abrimos o abdômen, tiramos a pele e a colocamos dentro da cavidade para protegê-la. A mão do paciente deve permanecer na bolsa por cerca de 42 dias para garantir que ela desenvolva novos tecidos e material de tendão, para ser capaz de receber um enxerto de pele replantada."

No entanto, o médico avisou: "O Sr. Mariotti sofrerá prejuízo de função, já que ele não vai ter todos os movimentos de volta em sua mão. Mas ele terá uma mão trabalhando e será capaz de fazer o movimento de pinça. Pelo menos esta é uma qualidade de vida melhor se comparado com a ter uma mão amputada."

Colaboração: Rádio Criciúma

[soliloquy id=”174074″]