Geral

Jovem tetraplégico ministra palestras motivacionais

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Como forma de ensinar às pessoas que há maneiras de superar as dificuldades e mostrar uma realidade que desconhecem, o jovem Diego Mateus, de São Ludgero, decidiu ministrar palestras motivacionais.  

Diego, que é tetraplégico há dez anos – desde que caiu da garupa de uma moto -, tenta passar aos espectadores uma visão diferente, baseada nas experiências que tem desde que sofreu o acidente e está em uma cadeira de rodas. 

“Entrei em um mundo diferente, ao qual a maioria das pessoas não têm acesso. Estou na cadeira de rodas há dez anos e quero que tenham outra visão dessa realidade. Neste período todo, tenho muitas histórias para transmitir”, ressalta o jovem.

A ideia de ministrar palestras motivacionais surgiu durante uma campanha de arrecadação de fundos para que ele pudesse realizar uma cirurgia em Portugal. “As pessoas me incentivaram a dar palestras e comecei a estudar sobre isso. Fiz aulas de oratória para perder a timidez e encarei esse novo desafio. O público está gostando bastante e isso me deixa muito feliz”, ressalta. 

O valor que arrecada nas palestras, Diego pretende usar no tratamento que precisa manter pós-cirurgia. “Ainda não tenho um valor específico e cada um doa a quantidade que desejar. O tempo da palestra é definido com quem me contrata”, acrescenta.

Diego sofreu o acidente de moto aos 18 anos e perdeu todos os movimentos abaixo do pescoço. “Um amigo passou de moto e parou para me mostrar. Subi na garupa e, de repente, ele acelerou e empinou. Caí, fui para a UTI e só acordei 15 dias depois. Quebrei três vértebras, prejudicando a medula. Os médicos achavam que eu não conseguiria mais respirar sem aparelho. Mas com esforço e vontade, consegui depois de seis meses”, revela Diego.

As primeiras palestras de Diego ocorreram no Unibave, em Orleans, e no CIEE, em Tubarão. Quem tiver interesse em contratar a palestra motivacional pode entrar em contato através do telefone (48) 9995-9265 ou pelo site www.diegomateuspalestras.webnode.com.

Superação

Em maio do ano passado, Diego Mateus teve a esperança renovada. Ele descobriu a cirurgia de autoenxerto de células estaminais da mucosa olfativa, tratamento realizado em Portugal. Ele fez contato com o médico que realiza o procedimento e conseguiu vaga para fazer a cirurgia. A partir daí, começou uma nova luta: arrecadar fundos para o tratamento, que custa em torno de R$ 114 mil.

Diego criou uma página na internet e começou a se mobilizar para conseguir o dinheiro. A campanha se espalhou e ganhou diversos apoiadores, que ajudaram com a realização de pedágios, eventos e até mesmo um encontro com a cantora Paula Fernandes, que fez show em Tubarão. Paula também abraçou a causa e o fã clube cedeu um kit para a realização de um sorteio. Até mesmo o médico que vai realizar a cirurgia conseguiu reduzir o valor em R$ 10 mil.

Com informações do jornal Diário do Sul